PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Dieta midiática X Crianças

Uso de telas por crianças atrapalha o sono, rouba a atenção e prejudica o desenvolvimento.
A chamada Dieta midiática chegou ao universo dos pequenos. Já que crianças cada vez mais pequenas estão experimentando os impactos físicos do excesso de exposição as telas pais e educadores em todo mudo tem adotado a medida de controle. Falta de sono, obesidade e problemas oculares são cada vez mais comuns nos consultórios do mundo todo como resultado do excesso de exposição as telas. A sociedade brasileira de pediatria desenvolveu há anos uma cartilha para uso consciente das telas em crianças, baseado em mais de 30 estudos sobre dependência tecnologia nos pequenos.
Ela e uma infinidade de organizações mundiais alerta os pais para o uso da tecnologia e é clara crianças menores de 3 anos não devem ter acesso as telas. Mas porque? Simples porque o uso de telas traz prejuízos a saúde do seu filho.
Diminuição de QI, Falta de massa cinzenta do cérebro e falta de atenção são algumas das coisas que pode evitar a saúde do seu filho se evitar as telas.
Tem também os prejuízos cognitivos como falta de criatividade, dificuldade de entender suas próprias emboces e se relacionar com outras pessoas.
Já te assustei bastante? Uma pesquisa feita em bebes com telas na mão, descobriu que uma criança que não reconhece o alimento que coloca na boca pode ingerir uma barata inteira achando que é batata frita.
Hoje vivemos uma pandemia pelo COVID amanha vamos viver uma pandemia de crianças em psiquiatras sendo altamente medicalizadas, porque os pais não foram coerentes no manejo da tecnologia dada aos filhos.
Mas como a dieta midiática pode ajudar a evitar tantos prejuízos as crianças? Se seu filho tem idade para ter uma tela na mão é importante que 2 horas antes de dormir elas estejam longe das crianças inclusive a dos pais.
Nunca fazer refeições com tablets, smartphones e tv ligados. Esse é o momento de saborear a comida, estimular alimentos saudáveis e interagir com os filhos.
Em crianças acima dos 5 anos ideal é ter app de controle parental para evitar que fiquem jogando sem limite. Lembrando que entretenimento demais além das telas também é prejudicial.
A dieta midiática é um processo que vai dar trabalho, mas lembre-se pais que não começarem essa dieta dando o exemplo dificilmente terão sucesso. Suas horas em redes sociais, jogos online e whatsapp devem ser revistos em benefício dos seus filhos.
Lembrem-se atividades ao ar livre, afeto e praticar o ócio mesmo com crianças bem pequenas estimulam a criatividade, o foco e nos aproximam de quem amamos.
Maria Augusta Ribeiro é especialista em comportamento digital e netnografia. Belicosa.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos