Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 4 de agosto de 2021

PL 2293/2015: Relatoria de Nelson Barbudo é aprovada em Comissão de Meio Ambiente

Projeto de lei visava a proibição do uso do isopor no Brasil; deputado foi contrário à propositura.
O deputado federal Nelson Barbudo (PSL-MT) teve seu relatório do Projeto de Lei 2293/2015 aprovado durante sessão da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS) nesta terça-feira (03.08). De autoria do ex-deputado Goulart (SP), o objetivo da propositura era o de proibir o uso da espuma de poliestireno (isopor) em embalagens de alimentos e copos térmicos em todo o território nacional. Conforme o então parlamentar, o uso do produto causa sérios danos ao meio ambiente, à saúde humana e possui dificuldades para sua reciclagem.
A justificativa de Barbudo, no entanto, vai no sentido de que uma proibição simples e pura do uso do isopor traz insegurança jurídica e não promove a economia circular e o consumo consciente.
“A vilanização e o banimento de materiais plásticos não constituem a medida ideal para resolver os problemas causados pelos modelos ineficientes de gestão de resíduos sólidos no Brasil e suas consequências para a natureza. O isopor é uma matéria-prima reciclável e a melhor forma de lidar com o tema é por meio de uma visão sistêmica e de um diálogo propositivo, claro e objetivo, debatendo o consumo consciente e a economia circular, responsabilizando todos os atores envolvidos: poder público, indústria e sociedade, como prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) (Lei 12.305/2010)”, destacou o parlamentar em sua relatoria.
Outro ponto do mato-grossense é o de que a proposta, caso aprovada, desordene o planejamento financeiro das empresas, causando impacto negativo nos investimentos, na geração de empregos e até mesmo na manutenção da atividade industrial". O parecer de Barbudo foi pela rejeição do projeto e de seus apensados (PLs 3346/15 e 5482/16).
Tramitação - A proposta foi aprovada em 2015, na forma de substitutivo, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços. Entretanto, decisão da Mesa Diretora da Câmara determinou que a Comissão de Meio Ambiente analisasse a matéria antes da Comissão de Desenvolvimento Econômico. Após análise desta comissão, o projeto também será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos