Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 25 de agosto de 2021

PROPOSTA: Deputado propõe a criação de Delegacia Especializada para Pessoas Desaparecidas em Mato Grosso

O parlamentar avalia que a criação desse tipo de unidade policial vai beneficiar a população com a conclusão de investigações de forma rápida e eficaz.
Com o anúncio realizado pelo governo estadual de novo concurso para a Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC) que vai garantir o aumento de efetivo na instituição, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou indicação, nessa quarta-feira (25), em sessão plenária da Assembleia Legislativa, para a criação de Delegacia Especializada para Pessoas Desaparecidas. A matéria foi encaminhada para a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) e Delegacia Geral da PJC.
Para o parlamentar, essas unidades vão garantir que as investigações tenham conclusões mais rápidas e eficazes, principalmente por contar com servidores capacitados na busca de pessoas desaparecidas e o uso de equipamentos tecnológicos de ponta. Ele acrescenta que algumas Delegacias Especializadas de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) chegam a ter Núcleos de Pessoas Desaparecidas (NPD) que dão suporte para alguns municípios, como, também, atendem demandas do Poder Judiciário e Conselhos Tutelares e, em caso necessário, os servidores envolvidos prestam auxílio à Polícia Federal.
“Temos que reforçar que os Núcleos são limitados quanto aos aspectos físico, de material e humano, o que interfere para o êxito de alguns casos investigados. Com a criação de Delegacias Especializadas, sabemos que esse cenário vai mudar e as investigações serão intensificadas com resultados precisos e, assim, tranquilizará familiares e amigos das pessoas desaparecidas”, frisa Claudinei.
Estatística - O NPD, instalado na DHPP de Cuiabá, atende 14 municípios da baixada cuiabana. De acordo com dados de janeiro a junho desse ano, já são 339 casos registrados de pessoas desaparecidas, sendo que entre os anos de 2018 a 2020 foram totalizadas 2.345 ocorrências motivadas por afastamento do convívio familiar, cooptação para práticas criminosas, enigmático, evasão de custódia legal, sequestro, subtração por familiares, vítimas de calamidades, interpéries e acidentes.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário