Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 27 de setembro de 2021

ELEIÇÕES NA ALEMANHA: Conservadores alemães registram pior resultado da sua história

Partido de Angela Merkel não consegue transferir popularidade dela para o candidato Armin Laschet. Mas, mesmo derrotado, ele ainda quer ser chanceler federal. A conservadora União Democrata Cristã (CDU, centro-direita)
recuperou terreno na reta final da eleição alemã, praticamente empatando com seu principal rival, o Partido Social-Democrata (SPD, social-democrata) na votação deste domingo (26/09), segundo as primeiras sondagens, que dão cerca de 25% dos votos para cada uma das legendas.
A CDU ainda tem chances de manter a chancelaria federal a depender dos resultados da fase de negociações para a formação de coalizões de governo.
Ainda assim, os cerca de 25% conquistados pelo partido representam o pior resultado nacional da história da legenda conservadora e de seu braço bávaro, a União Social Cristã (CSU), fundadas em 1945, logo após a Segunda Guerra Mundial.
"Não podemos ficar satisfeitos com o resultado", disse o candidato da legenda à chancelaria, Armin Laschet após a divulgação das primeiras parciais.á o secretário-geral do partido, Paul Ziemiak, lamentou o que descreveu como "perdas amargas" para a CDU/CSU.
"Faremos de tudo para formar um grupo conservador no governo, porque a Alemanha precisa de uma coalizão voltada para o futuro que modernize nosso país", completou Laschet, indicando que não deseja que CDU/CSU volte para a oposição após 16 anos de governo Merkel.
Conservadores foram responsáveis por comandar governos durante 52 dos 72 anos que decorreram desde a fundação da República Federal da Alemanha.
O resultado é ainda mais desolador porque a chanceler federal Angela Merkel, da CDU, registra índices de aprovação pessoal que beiram os 80% na Alemanha. No pleito de 2017, a legenda havia conquistado pouco mais de 32% dos votos, já distante dos tempos áureos em que conquistava facilmente mais de 40% do eleitorado.
Culpa de Laschet?
Para alguns, a culpa dos maus resultados deste ano foi do candidato. Laschet, atual líder da CDU, chegou a largar na frente das pesquisas, registrando índices confortáveis acima dos 30%. Mas uma série de gafes e declarações controversas acabaram minando sua campanha.
Governador do estado da Renânia-Vestfália, o mais populoso da Alemanha, ele perdeu a oportunidade de se projetar como líder após as enchentes que atingiram sua região, em contraste com antigos chanceleres como Helmut Schmidt e Gerhard Schröder, que souberam tirar proveito eleitoral de desastres naturais.
"Só porque hoje é um dia desses, a gente não vai mudar a política", foi seu comentário numa entrevista quando questionado se as enchentes não era um sinal de que a Alemanha deveria fazer mais para combater as mudanças climáticas.
Em outra oportunidade, foi filmado dando gargalhadas durante uma visita a uma cidade devastada, justamente quando o presidente Frank-Walter Steinmeier concedia uma entrevista para jornalistas em tom de condolências ao mencionar as vítimas.
Sua campanha ainda sofreu com críticas de que não tinha propostas práticas para o futuro da Alemanha. Laschet foi seguidamente acusado de não saber deixar claro qual seria a marca do seu governo. Já a CDU havia sofrido no início do ano com o desgaste de escândalos envolvendo alguns deputados da sigla que lucraram com negócios envolvendo a gestão da pandemia. Ele acabou despencando nas pesquisas especialmente a partir de julho.
Em declínio, Laschet e Merkel ainda tentaram apostar num discurso de "medo" contra o SPD e os "riscos" de uma eventual coalizão 100% de esquerda no comando da Alemanha, com membros da CDU/CSU fazendo também críticas às propostas dos verdes e afirmando que elas serão prejudiciais à economia.
A tática teve pelo menos o efeito de frear a queda livre de Laschet e ajudá-lo a recuperar terreno na fase final, diminuindo a desvantagem em relação a Scholz.
A depender da costura de coalizões, Laschet ainda pode liderar uma virada para manter a CDU/CSU no poder, mas sua campanha vai carregar a marca de ter obtido o pior resultado da história dos conservadores alemães no pós-guerra.
Jean-Philip Struck/Caminho Políico
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos