Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 23 de setembro de 2021

IPF-MT avalia indicativo e aponta sinal positivo para controle da inflação

O Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio-MT (IPF-MT) destaca uma informação importante que indica um sinal positivo para a contenção da inflação no país. O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), da Fundação Getúlio Vargas (FGV), apresentou recuo de 0,37% no mês, após ter aumentado 1,18% em agosto.
Segundo análise do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio (IPF-MT), o recuo foi influenciado pela forte queda nos preços dos minérios de ferro e dos commodities, o que tem ajudado a puxar para baixo o índice geral. “Apesar de o índice acumular alta de 16,88% no ano e de 32,84% em 12 meses, é uma boa notícia, pois isso mostra que o mercado está se autorregulando. O Banco Central estima que a Selic (taxa básica de juros) fique em 8,25% até o final do ano com o objetivo de conter a disparada da inflação, entretanto, esse índice sinaliza para o controle da inflação”, explica o superintendente da Fecomércio-MT, Igor Cunha.
Segundo ele, o Banco Central deveria levar em consideração os índices apresentados pela FGV para rever alteração da taxa Selic. “Se os preços estão se ajustando, como mostra o IGP-10, não há motivo para a Selic ser aumentada, o que vai inibir o consumo em um período que a economia está crescendo no Brasil, e especialmente em Mato Grosso”.
Igor Cunha completa, ainda, que a inflação não tem prejudicado a expectativa de consumo das famílias. A pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias (ICF), em Cuiabá, apresentou a quarta alta consecutiva em setembro e já soma 10,7% de aumento. “As datas comemorativas do segundo semestre ajudam a reforçar o bom momento do comércio. A expectativa de aumento nas vendas até o final do ano deve se elevar ainda mais, apesar das altas inflacionárias observadas também nos últimos meses”.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos