Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT

Secretaria de Estado Assistência Social e Cidadania de MT
Rua Jornalista Amaro Figueiredo Falcão nº 503 Bairro: CPA 1 Cuiabá -MT

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sábado, 25 de setembro de 2021

Otimismo do comerciante dá um salto em quatro meses e atinge segundo melhor índice histórico

A pesquisa que
monitora a Confiança do Empresário do Comércio (Icec) em Cuiabá, realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apresentou o quarto crescimento consecutivo em setembro e chegou 138,2 pontos. A alta acumulada neste período chega a 19,4% e 24,5% no comparativo anual. Além disso, o patamar atual se aproxima do recorde histórico da pesquisa, registrado em janeiro de 2013 (139,1 pontos).
O diretor de Pesquisas do Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio em Mato Grosso (IPF-MT), Maurício Munhoz, faz um comparativo com o resultado nacional, que apresentou queda de 0,4% no mês, e destaca os excelentes números obtidos na capital mato-grossense. “A impressão do empresariado cuiabano é que as condições da economia brasileira melhoraram, ao mesmo tempo em que a média do resto do país pensa diferente, muito influenciada pela inflação que também atinge Cuiabá”.
É o que mostra o Índice de Investimento do Empresário do Comércio (IIEC), que saltou 2,5% sobre o mês anterior, atingindo 123,8 pontos. A melhora observada nos últimos quatro meses foi de 8,9% e de 18% no comparativo com setembro passado. Com relação ao índice que avalia a condição atual, tanto da economia quanto do comércio, foi o que apresentou maior crescimento no ano, com alta de 65,7%, saindo de uma situação de pessimismo (76,1 pontos) para de otimismo (126 pontos).
O presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, explica o crescimento contínuo de Cuiabá, um reflexo das condições peculiares da economia de Mato Grosso. “O Estado é muito forte no agronegócio e isso acaba por impulsionar os demais setores da economia, como o comércio. O mundo está entrando em um novo super ciclo das comodities, e isso repercute muito na capital do estado”, afirmou Wenceslau Júnior.
Datas comemorativas
A expectativa de bons resultados para o comércio continua em alta. “A proximidade do Dia das Crianças e Natal devem alavancar a confiança do comércio até o final do ano, o que acaba por incentivar a contratação de novos funcionários”, concluiu o presidente da Fecomércio-MT.
A pesquisa revela, ainda, que a maioria dos comerciantes, dos 181 entrevistados, 94,4% pretendem contratar funcionários nos próximos meses. O Indicador de Contração de Funcionários cresceu 0,5% no mês e está 22,6% superior a setembro de 2020.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos