PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS

VI SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO – 2021 - MINICURSOS
PLATAFORMA EAD DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE MATO GROSSO Cuiabá - MT.

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

REIVINDICAÇÃO: Pontes e Lacerda pode ter escola militar a partir do próximo ano letivo

Mato Grosso já tem 14 Escolas Tiradentes criadas e a meta do governo do Estado é chegar a 18 até o fim do ano. A implantação de uma Escola Estadual Militar em Pontes e Lacerda foi reivindicada pelo prefeito Alcino Barcelos, vereadores e comunidade escolar durante reunião com o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, e o deputado estadual Valmir Moretto.
A proposta inicial é a transformação de uma unidade já existente no município. A escolha será feita pela própria comunidade escolar e indicada à Seduc-MT na próxima semana. O vice-governador ressaltou que como é um anseio da sociedade, o governo vai trabalhar para que a nova unidade militar esteja em funcionamento já no início do próximo ano letivo, marcado para o dia 07 de fevereiro de 2022.
“Há um anseio da sociedade por mudanças na educação. Nós, como governantes, também precisamos trabalhar com a máxima prioridade possível para melhorar os números que não são muito bons. Mais de 50% dos pais e mães gostariam de matricular seus filhos em escolas militares. Os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica mostram que estas escolas estão no topo”.
Enquanto a média estadual no Ideb, para os Anos Finais do Ensino Fundamental é de 4,5, a menor nota nas escolas militares é de 6,4. Na avaliação do Ensino Médio as escolas militares também se destacam. Enquanto a média estadual no Ideb registra nota 3,4, nas escolas militares é de 4,9 a 6,2.
Secretário Alan Porto reforçou que a tarefa de escolher a unidade que será transformada ficou para a equipe de educação do município. “Após indicarem qual será a unidade, vamos trabalhar na transformação com a meta de já matricular os alunos para o próximo ano.
Ele explicou que com a transformação, não existe processo seletivo e os estudantes que já estão na unidade têm o direito de permanecer.
“O que muda é a gestão. Os professores são da rede estadual, o currículo é da rede estadual. A maioria concordou com o modelo de transformação e acredito que é nesta linha que vamos avançar”.
O prefeito Alcino reafirmou que a Escola Militar é um desejo antigo da comunidade e que a gestão municipal defende sua implantação pelos ótimos resultados que têm apresentado.
Comodoro
A implantação de uma unidade militar também foi reivindicada pelo município de Comodoro.
O secretário Alan Porto lembrou que hoje são 14 Escolas Tiradentes já criadas e a meta do governo do Estado é chegar a 18 até o fim do ano. Ele explicou ao prefeito de Comodoro, vereadores e comunidade escolar o processo para implantação. As conversas vão continuar com o município.
As Escolas Tiradentes ficam em Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Barra do Garças, Rondonópolis, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Juara, Alta Floresta, Confresa, Sinop e Vila Rica.
“Estamos em um momento de grandes mudanças, com diversas ações sendo implantadas para melhorar a aprendizagem dos nossos estudantes. A criação das escolas militares e a melhoria das que já existem fazem parte das ações e ocorrem com apoio da sociedade. Em 2020 tínhamos cerca de 3 mil estudantes nas escolas militares e para 2021 já são quase 9 mil”, finaliza o secretário.
Legislação
A criação ou transformação das Escolas Estaduais da Polícia Militar Tiradentes em Mato Grosso estão previstas na Lei 11.273, de dezembro de 2020 e ocorrem por meio de ações conjuntas da Seduc, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar.
Andréia Fontes/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos