PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

Setor do turismo volta a apresentar bons resultados em julho

O forte impacto que a
pandemia da Covid-19 causou na economia parece perder força no setor turístico no país. Presente na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE), as atividades turísticas apresentaram a terceira taxa positiva mensal em julho, acumulando ganho de 42,2%. No entanto, para recuperar o que foi perdido durante o auge da pandemia, é preciso crescer ainda 32,7%.
Para ajudar com este trabalho, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) lançou em junho deste ano o projeto ‘Vai Turismo - Rumo ao Futuro’, que visa recomendar políticas públicas de fortalecimento do setor junto aos poderes públicos. Em Mato Grosso, o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio-MT (Cetur-MT) tem participado de reuniões do projeto, por videoconferência, como a que foi realizada nesta quinta-feira (16), e que contou com a participação da presidente do Sindieventos-MT, Alcimar Moretti, e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado (SHRBS-MT), Luis Carlos Nigro, além de entidades do trade turístico do estado.
Os encontros visam conectar o poder público com a iniciativa privada na oferta de políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável do turismo nacional, atendendo as necessidades e peculiaridades das diversas regiões do país. No estado mato-grossense, os encontros ocorrem até o mês de outubro. Após os trabalhos, que acontecem em todos os estados da Federação, serão apresentadas propostas de políticas públicas para os candidatos do Poder Executivo nas eleições estaduais e federal de 2022.
Enquanto as ações têm continuidade, os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas tendem para uma recuperação ainda lenta do setor, somando 13,1% no ano de 2021. Com a flexibilização das medidas restritivas, as atividades hoteleiras, de transporte aéreo, restaurantes, rodoviário coletivo de passageiros, locação de automóveis e serviços de bufê apresentaram avanços consecutivos na pesquisa.
Já com relação à receita, os destaques de ganhos se dão nas áreas de transporte aéreo, hotéis, restaurantes e locação de automóveis. A presidente do Cetur-MT, Alcimar Moretti, explica que a recuperação era esperada na medida que que os índices da Covid-19 diminuíssem. “Os pontos turísticos de Mato Grosso já estão sendo reativados, o que significa que há muito potencial para que os indicadores voltem a crescer, em especial para o turismo de evento e negócios, o que está previsto para ocorrer em 2022 com a reabertura total das atividades”, enfatizou.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos