Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Seja bem-vindo ao perfil oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso!

sexta-feira, 24 de setembro de 2021

VÁRZEA GRANDE: AUTISTA E IDOSO - Carteiras de identificação já podem ser solicitadas na sede da Secretaria de Assistência Social

A carteira de
identificação do autista deve ser solicitada na sede do órgão, já a carteira de idoso, poderá ser retirada no Cras de sua localidade. A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande informa que a Carteira de Identificação do Autista (CIA) destinada para crianças e adolescentes diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), já pode ser solicitada na sede do órgão, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Várzea Grande – CMDPD.
É necessário que o solicitante apresente os seguintes documentos: cópias da certidão de nascimento ou RG, do CPF, do comprovante de endereço, laudo médico e 1 foto 3x4. O documento tem validade de cinco anos. A medida que prevê a emissão e distribuição da carteira é assegurada pela lei de nº 10.997, de autoria do deputado estadual Sebastião Rezende.
Como explica a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, a Carteira de Identificação do Autista tem por objetivo facilitar o acesso de crianças e adolescentes, a lugares públicos e privados de forma prioritária, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de garantir, amplamente, os seus direitos.
Além da Carteira de Identificação do Autista, a secretaria de Assistência Social também está fazendo o chamamento para que os idosos, acima de 60 anos, também façam a solicitação da Carteira do Idoso. Para ter acesso ao documento, o requerente precisa comparecer a um Centro de Referência em Assistência Social, CRAS – localizado no próprio bairro, munido de documentação pessoal.
“É importante lembrar que para ter acesso ao documento o idoso precisa estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal”, explicou Ana Cristina.
A Carteira do Idoso permite a gratuidade ou descontos de 50% no valor das passagens de viagens interestaduais, de acordo com a lei 10.741 (estatuto do Idoso) e do decreto 5.934/06. O beneficiário com renda igual ou inferior a dois salários mínimos serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo de transporte interestadual de passageiros. Para idosos que excederem as vagas gratuitas no mesmo veículo, o desconto nas passagens será de até 50%.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos