Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Abenc-MT homenageia profissionais em comemoração aos 50 anos da Engenharia Civil da UFMT

A Associação Brasileira de Engenheiros Civis-Departamento de Mato Grosso (Abec-MT), homenageou engenheiros civis, sexta-feira, 23 de outubro em comemoração aos 50 anos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT). São profissionais graduados na instituição na década de 70. Conforme o decreto de n° 75.228 de 16 de janeiro de 1.975, o presidente da república concedeu reconhecimento ao curso de Engenharia Civil da UFMT, com sede em Cuiabá.
“ É com muita emoção e felicidade que a Abenc-MT realiza esse maravilhoso e inesquecível encontro e reconhecimento a esses profissionais que marcaram história na Engenharia Mato-Grossense.
Uma oportunidade para rever amigos que não se encontravam há muito tempo, e homenagear aqueles que não estão mais entre nós”, destacou a presidente da Abenc-MT, engenheira civil Rejane Mara Castiglioni emocionada ao expressar o orgulho de destacar os colegas de profissão, professores do curso de Engenharia Civil, além de profissionais In Memorian representados por familiares.
A Associação Brasileira de Engenheiros Civis-Departamento de Mato Grosso (Abec-MT), homenageou engenheiros civis, sexta-feira, 23 de outubro em comemoração aos 50 anos do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal De Mato Grosso (UFMT).
São profissionais graduados na instituição na década de 70. Conforme o decreto de n° 75.228 de 16 de janeiro de 1.975, o presidente da república concedeu reconhecimento ao curso de Engenharia Civil da UFMT, com sede em Cuiabá.
“ É com muita emoção e felicidade que a Abenc-MT realiza esse maravilhoso e inesquecível encontro e reconhecimento a esses profissionais que marcaram história na Engenharia Mato-Grossense. Uma oportunidade para rever amigos que não se encontravam há muito tempo, e homenagear aqueles que não estão mais entre nós”, destacou a presidente da Abenc-MT, engenheira civil Rejane Mara Castiglioni emocionada ao expressar o orgulho de destacar os colegas de profissão, professores do curso de Engenharia Civil, além de profissionais In Memorian representados por familiares.

Fundador do Curso e membro do Conselho diretor da Fundação da Universidade, professor, engenheiro químico Otacílio Borges Canavarros: “ A criação da UFMT foi uma grande experiência profissional. Eu era muito jovem, tinha apenas 24 anos. Fui muito bem recebido por esses profissionais, que faziam parte do Clube da Engenharia, onde existia uma comissão de responsabilidade em preparar o projeto de criação do Curso de Engenharia Civil da UFMT, na qual me fizeram o convite em participar do projeto. O governador da época era o Engenheiro civil Pedro Pedrossian, recém-empossado em 31 de janeiro de 1966. Quando me convidaram, os engenheiros Ézio e Carmelito alegaram que eu ainda estava com as disciplinas de Engenharia Civil frescas em mente, por eu ser recém-formado, desde então elaboramos o projeto”, contou Otacílio.
Sr(a) Zila Schuring, acompanhada do filho, engenheiro civil André Luiz Schuring , recebendo a homenagem do esposo , Benedito Elizeu Schuring (In Memorian): Na oportunidade, o fundador do curso de Engenharia Civil da UFMT, engenheiro químico Otacílio entregou ao presidente Juares Samaniego, o livro de sua autoria: “ A Evolução de Mato Grosso”, que retrata Relatos, Políticos, Socioeconômicos e Pessoais de 1950 a 2019.
Conselheiro engenheiro civil José Augusto Silva sendo homenageado: O presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego explanou que é uma honra para o Crea-MT ter esse grupo seleto de profissionais que fizeram a Engenharia do Estado de Mato Grosso. “ Tiver a honra de ser o primeiro presidente do Crea-MT em 2012 em assumir a cadeira como engenheiro civil formado na UFMT. Todos os que passaram pela presidência, graduaram em outras instituições de ensino. Grande parte da diretoria são profissionais oriundos do curso de Engenharia Civil. Já eu e a Rejane presidente da Abenc-MT viemos de uma época depois de uma Engenharia mais trabalhada, pensada e executada.
Sr(a) Terezinha Cintra Paes de Barros , recebendo a homenagem do esposo, engenheiro civil Rubens Paes de Barros Filho( In Memorian): Ainda de acordo Juares, o Sistema foi evoluindo em outras entidades de classe. Tendo parte do apoio dos engenheiros agrônomos. Atualmente mais de 250 profissões dentro da Civil, Agronomia e Geociências são registradas no conselho. A modalidade de Agronomia que tem o maior número de profissionais registrados no estado, contabilizando 35 mil profissionais. “No Brasil temos em torno de um 1 milhão e 200 mil profissionais registrados. Tanto que somos respeitados na área técnica, isso é um reflexo em todo estado” disse Juares.
Chefe do Departamento de Engenharia da FAET /UFMT, engenheiro civil, Milton Soares Filho.: Na ocasião o presidente do Crea-MT parabenizou a Abenc- MT pelo nobre gesto em homenagear esses profissionais que conduziram o desenvolvimento de Mato Grosso, destacando que a Engenharia Civil é de grande importância para o estado, principalmente para o desenvolvimento. Se não fosse a modalidade não tinha como armazenar e transportar a produção, ou seja, a Engenharia é considerada um conjunto de profissionais, por desempenharem várias funções dentro da modalidade.
O professor do curso de Engenharia Civil da UFMT, engenheiro civil Cristovam Marcelo Siqueira Figueiredo disse que a saudade é imensa daquela época, seguida de recordações imorredouras. E tem orgulho de ser graduado na instituição e lecionar. “No meu caso, sou da primeira turma do curso, além de ser professor dessa instituição de ensino superior até me aposentar”, disse Cristovam.
O engenheiro civil Archimedes Pereira Lima Neto iniciou as homenagens fazendo a leitura do artigo escrito pelo médico reitor fundador UFMT, Gabriel Novis Neves, falando sobre a criação da instituição em 1968 no antigo Instituto de Ciências e Letras de Cuiabá (ICLC), subordinado à Secretaria de Educação e Cultura de Mato Grosso.
O Engenheiro civil José Carlos de Musis exibiu fotos antigas das turmas de Engenharia Civil, com momentos que marcaram época, homenageando os colegas presentes e os que já partiram. As fotos apresentadas mostram sentimentos, saudades e uma verdadeira viagem ao tempo”, disse Musis.
Presidente do Crea-MT, Juares Samaniego 1° vice-presidente, Marciane Prevedello Curvo com presidente, Rejane Mara e diretoria da entidade: A membro da Comissão de Honra, engenheira civil Edinete Guimarães, expressou sua gratidão por homenagear os colegas presentes e o orgulho de ter adquirido experiência profissional por muitos que estavam no encontro. O evento também contou com a presença da 1° vice-presidente do Crea-MT, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo, chefe do Departamento de Engenharia da FAET /UFMT, engenheiro civil, Milton Soares Filho.
Os homenageados receberam Diploma de reconhecimento pela atuação no exercício da profissão e pelos 50 anos de dedicação profissional e lembranças do decreto n° 75.228 de 16 de janeiro de 1975 e a publicação do documento no Diário Oficial. As homenagens tiveram continuidade no sábado, 24 de outubro.
Assessoria>Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos