PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

terça-feira, 12 de outubro de 2021

Cerca de 500 ciclistas participam do primeiro Pedal Ecológico da Semob; projeto arrecada meia tonelada de alimentos

O evento esportivo ocorreu neste domingo (10) em um percurso de 48 km.
O primeiro Pedal Ecológico-2021 da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ocorreu na manhã de domingo (10) e teve a adesão de quase 500 ciclistas, que percorreram 48 km — tendo como ponto de partida, o Comando Geral da Polícia Militar, na avenida Historiador Rubens de Mendonça (av.do CPA), concluindo o percurso no distrito do Coxipó do Ouro.
Conforme o coordenador do Pedal da Semob, Raimundo Alves Ribeiro, foram 720 inscritos e foram arrecadados cerca de meia tonelada de alimentos para a campanha solidária de fim de ano idealizada pela primeira-dama Márcia Pinheiro.
“É o primeiro Pedal Ecológico da Semob e é uma interação dos ciclistas e natureza. Será realizado provavelmente duas vezes por ano o Pedal Ecológico e Solidário. Estamos arrecadando alimentos e até então, foram meia tonelada de alimentos já arrecadados. Nós queremos arrecadar uma tonelada. Esses alimentos serão entregues para a campanha da primeira-dama”, comentou ele.
Diretor de Trânsito da Semob, Michel Diniz, lembra que o Pedal começou no ano de 2018 para incentivar a mobilidade urbana e uso da bike dentro do modal de transporte no nosso município e também para incentivar a prática desportiva.
“O Pedal da Semob acontece todas às terças-feiras e também lançamos neste ano o Pedal Ecológico para os ciclistas conhecer a natureza, essas áreas mais afastadas, até mesmo para alavancar o turismo desses distritos. A adesão tem mostrado que quem participa gosta e adere ao pedal. O Pedal Semob e o Pedal Ecológico foram criados na gestão Emanuel Pinheiro, que é uma gestão humanizada e que se preocupa para que as pessoas pratiquem esportes”, disse.
Jonas Juvenal da Silva, um dos coordenadores do pedal ‘Além da Visão’, para pessoas com deficiência visual, avalia o Pedal da Semob como inclusivo e que garante lazer aos PCDs — Pessoas com Deficiência.
“Esse projeto começou no início deste ano com a proposta de promover a inclusão para pessoas com deficiência visual. Percebemos a necessidade neste momento de pandemia, que o isolamento é mais crônico para quem tem deficiência visual e o ciclismo traz para elas mais qualidade de vida e a leva a ser inserida na sociedade que muitas vezes é excludente. Com um grupo com mais de 30 pessoas, o projeto ainda tem poucas bicicletas que são as adaptadas, chamadas de duplas ou tandem, que permite duas pessoas pedalando na bicicleta. Outro motivo do porquê é importante projeto como esse da Semob é porque muitos são privados de estarem em uma academia , parque e outros. Eles aqui, estão mostrando a cara e mostram que são capazes”, elogiou.
Com deficiência visual, o atleta paraolímpico, Tiago Lima, foi o idealizador do projeto ‘Além da Visão’. “Conhecendo a realidade de outros estados fui buscar informações sobre esse projeto de ciclismo para pessoas que têm deficiência visual. Esse projeto é de inclusão. Temos o guia e o guiado na bicicleta, mas ainda precisamos de incentivos e de políticas públicas voltados para nós e para todos , porque todos irão envelhecer um dia. As políticas públicas que pedimos são ciclovias, melhoramento das calçadas e mais projetos como esse da Semob”, relatou ele.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos