PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
Prefeitura publica novo decreto e mantém fiscalização rígida contra pandemia Várzea Grande vacina Guarda Municipal e forças de segurança e vai abrir cadastro para idosos acima de 60 anos Várzea Grande e Assembleia Legislativa vão abrir novos pontos de vacinação Várzea Grande abre inscrição para 60 anos depois de vacinar 6,5 mil pessoas nos últimos dias

HOSPITAL H•BENTO

HOSPITAL H•BENTO
Av. Dom Aquino, 355 • Centro, 78015-200 • Cuiabá - MT

Hospital Estadual Santa Casa

DE OLHO NOS RURALISTAS!

DE OLHO NOS RURALISTAS!
Observatório de agronegócio e políticas ruralistas no Brasil. As notícias com perspectiva social e ambiental.

segunda-feira, 4 de outubro de 2021

ILHAS CANÁRIAS: Vulcão em La Palma fica "mais agressivo" e abre duas novas fissuras em seu cone

Explosões criaram
novos fluxos de lava em direção ao mar. Primeiro-ministro espanhol anuncia pacote de 206 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão) para apoiar a ilha.Um vulcão em erupção na ilha espanhola de La Palma, no noroeste da África, registrou explosões que abriram mais duas fissuras em seu cone na sexta-feira (03/10), que também passaram a expelir lava. As autoridades registram atividade "intensa" na área, e o vulcão estava "muito mais agressivo" quase duas semanas após ter entrado em erupção, disse Miguel Angel Morcuende, diretor do departamento de resposta de emergência a vulcões das Ilhas Canárias.
As fissuras, a cerca de 15 metros de distância uma da outra, enviaram novos fluxos de rocha incandescente em direção ao mar, paralelas a um fluxo anterior que chegou ao oceano na terça-feira.Neste domingo, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez, disse que o governo aprovaria um pacote de 206 milhões de euros (R$ 1,3 bilhão) para ajudar a ilha a se recuperar da erupção. "Na próxima terça, o conselho de ministros aprovará um pacote de medidas muito significativas", ele disse durante uma visita a La Palma.
Rastro de destruição
Durante a noite de sexta para sábado, os cientistas registraram oito novos terremotos em La Palma, com magnitude de até 3,5, enquanto a erupção expelia gás e cinzas a até 6 mil metros de altura, disseram as autoridades.
Uma nova área de lava, na qual a rocha derretida está fluindo para o mar, se estende por mais de 20 hectares. Até agora, a lava já havia destruído total ou parcialmente mais de mil edifícios, incluindo casas e estruturas agrícolas, e soterrado cerca de 709 hectares. Mas a rápida evacuação de mais de 6 mil pessoas desde a erupção de 19 de setembro ajudou a evitar mortes.
As autoridades seguem monitorando a qualidade do ar ao longo da costa. Os níveis de dióxido de enxofre na área subiram, mas não representavam uma ameaça à saúde, disse o governo de La Palma.No entanto, o governo aconselhou os residentes locais a permanecerem dentro de casa. Também recomendou que as pessoas na ilha usem máscaras faciais e proteção dos olhos contra a queda de cinzas vulcânicas.
O vulcão emitiu até agora cerca de 80 milhões de metros cúbicos de rocha derretida, segundo estimativa de cientistas, mais que o dobro da quantidade da última erupção na ilha, em 1971.
La Palma tem uma população de cerca de 85 mil pessoas que vivem principalmente da fruticultura e do turismo, e faz parte das Ilhas Canárias, um arquipélago ao noroeste da África que faz parte do território da Espanha.
A ilha tem aproximadamente 35 km de comprimento e 20 km de largura em seu ponto mais amplo. A vida de seus habitantes segue como sempre na maior parte da ilha enquanto o vulcão está ativo.
bl (Reuters, AP)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos