Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

quarta-feira, 20 de outubro de 2021

NOVA OLIMPIA: Uisa apresenta Relatório de Sustentabilidade

A uisa, uma das maiores biorrefinarias do país, tem o desenvolvimento sustentável como uma das principais diretrizes de sua atuação empresarial. E para atender os melhores padrões de governança corporativa, a uisa apresenta seu Relatório de Sustentabilidade, documento em que a companhia disponibiliza para a sociedade informações sobre sua governança, seu desempenho econômico e suas iniciativas de cunho social e ambiental. O relatório está disponível em
ttps://www.uisa.com.br/media/Relat%C3%B3rio_de_Sustentabilidade_uisa_SF_20-21_SV.pdf] e no site de Relações com Investidores (ri.uisa.br).
Posicionamento
Localizada no Estado de Mato Grosso, a uisa tem como diretriz a conjugação de suas atividades com a preservação do ecossistema local. A companhia desempenha importante papel econômico e social na região Centro-Oeste, sendo uma importante geradora de emprego e renda. Seus negócios contemplam a geração de energia elétrica, a produção de etanol hidratado e anidro, além de açúcares (cristal, demerara e refinado) e saneantes.
O modelo de negócio é baseado na busca permanente pelo uso racional dos recursos e matérias-primas e no profundo conhecimento das necessidades de seus consumidores e das localidades onde está presente. "Temos o permanente propósito de priorizar e promover o desenvolvimento sustentável. O nosso desafio é conjugar nossas atividades econômicas e empresariais com qualidade de vida das pessoas, com a preservação da fauna, da flora e dos recursos naturais, atendendo sempre aos mais elevados padrões éticos e de governança corporativa. O relatório demonstra que estamos nesse caminho”, diz José Fernando Mazuca Filho, CEO da uisa.
"Não é somente um documento, é uma Crença. Praticamos ações que nos tornam uma instituição benéfica para as pessoas e o meio ambiente. Como consequência, mas não causa, somos um Empresa com quem o mercado quer fazer negócios. Nosso Relatório de Sustentabilidade sintetiza e comunica o que fazemos de bom, além de energia e alimento", comentou o Diretor de Supply & ESG, Marcelo Contó.O relatório de Sustentabilidade apresenta a atuação da companhia frente a desafios como a pandemia, as iniciativas de relacionamento com seus públicos de interesse e os principais indicadores das práticas socioambientais.
“A sociedade cobra cada vez mais das empresas o compromisso com as boas práticas sociais, ambientais e de governança. O relatório de Sustentabilidade evidencia que a uisa está alinhada com as melhores práticas”, diz Renata Salvato, Gerente de Relações com Investidores da uisa.
O desafio da Pandemia
A safra transcorreu em meio a uma das maiores crises da história da humanidade. A pandemia causada pela COVID-19, evento que ceifou milhões de vidas em todo o mundo, trouxe impactos sociais e econômico-financeiros sem precedentes. Para preservar a integridade das pessoas que trabalham na uisa e de seus familiares, adotamos um conjunto de medidas de prevenção, o que incluiu a imediata adoção de protocolos de segurança em todo nosso processo produtivo. Com base na projeção de cenários, promovemos a revisão de todo o planejamento, a fim de identificar eventos que pudessem impactar o negócio. Para ajudar no combate à pandemia e seus impactos na saúde da população, a uisa realizou doações de produtos e equipamentos para entidades públicas em diferentes regiões do país.
Principais Números e Governança
A uisa encerrou a safra 2020/21 com 2.313 funcionários diretos e uma moagem de 5 milhões de toneladas de cana. Ainda que sob a influência de secas que afetaram nossa região e da pandemia da Covid-19, fechamos o período com uma receita bruta de R$ 1 bilhão, 8% acima do ano anterior.
Foram feitos novos aprimoramentos na Governança da Companhia. Os avanços contemplaram a criação de comitês e políticas e a estruturação do sistema de compliance e gestão de riscos, com o desenho de uma nova matriz operacional de risco.
Agenda Ambiental
A uisa avançou ainda mais na implementação da sua agenda de preservação do meio ambiente. A fim de reduzir a utilização de agentes químicos, projetos envolvendo odesenvolvimento de agentes biológicos para combate às pragas ganham cada vez mais força. Destacamos a criação do Centro Biotecnológico da Cana (CBC), centro de pesquisa e desenvolvimento, voltado a soluções biológicas para o combate às pragas dos canaviais e desenvolvimento de fertilizantes naturais. O CBC tem também a função de fomentar parcerias com centros de pesquisa no Brasil e no mundo.
Visando à proteção da fauna e flora nas regiões onde atuamos, a uisa estruturou os programas de Ação para a Biodiversidade e Ação para Serviços do Ecossistema. Ambos buscam mitigar a influência das operações da companhia em “habitats” naturais; impedir desmatamento; estruturar inventário de fauna; e promover a recuperação de “habitats” por meio do plantio de mudas nativas desenvolvidas no viveiro da companhia.
No que se refere ao combate às mudanças climáticas, a agenda se insere na própria perspectiva do nosso negócio, na medida em que a uisa produz etanol combustível com teor de poluição 90% menor do que a gasolina, e energia limpa por meio da utilização do bagaço da cana. Além disso, contamos com um programa de ação para o ar, cuja finalidade é minimizar a poluição atmosférica, monitorar a emissão de poluentes de fontes fixas e controlar a emissão de fontes móveis.
Aproveitamento de Resíduos
A geração de energia a partir de resíduos resultantes do processo produtivo é algo que materializa a nossa visão de sustentabilidade. Com isso, a uisa vai dar importante contribuição para a definição de um novo perfil da matriz energética do país, o que beneficia diretamente toda sociedade com o objetivo de concretizar essa visão, a companhia está realizando investimentos em áreas-chave. Destacamos as seguintes iniciativas: Expansão da planta de cogeração de energia (de 14 para 20 MW de capacidade); Planta para secagem de levedura (tem como foco atender produtores de suínos, aves e pecuária de Mato Grosso com a levedura, subproduto de nosso processo); Planta de biogás: (os resíduos do processamento da cana e de outras indústrias da região poderão ser tratados por biodigestão e gerar mais essa modalidade de energia, aplicável à geração de energia elétrica e à purificação para transformação em biometano).
Diversidade
A uisa deu novos passos na direção da promoção da diversidade e da inclusão no seu ambiente, na sua estrutura e na sua cultura. Foi ratificada a meta que prevê que, em até cinco anos, a presença feminina aumente 30% no quadro geral de funcionários e na liderança dos diversos setores. Na última safra, foram contratadas 53 funcionárias, sendo três para a posição de especialista e duas como gerentes, cumprindo nossa primeira meta do biênio 2021-2022. Em 2020, foi lançada a campanha “Tolerância Zero” para disseminar discussões e reflexões sobre temas como assédio moral e sexual, desigualdade de gênero e discriminação. Esse movimento foi intensificado por meio de treinamentos para todos os funcionários da companhia, além de eventos como a celebração do Dia das Mulheres, que contou com diálogos sobre empoderamento feminino, educação financeira e outros tópicos.
Outra importante iniciativa foi a criação do Comitê da Mulher. Instituído em 2020, reforçou o compromisso da uisa com o empoderamento e a capacitação das mulheres, e com a conscientização das pessoas, tanto em relação ao público interno, quanto a moradores das comunidades onde operamos. O trabalho pela diversidade também contou com avanços na promoção de discussões de agendas defendidas por pessoas LGBTQIA+, da representatividade de grupos étnico-raciais e da inclusão de profissionais com deficiência (PcD). Para prosseguir com o trabalho de criação e manutenção de uma cultura fundada no respeito e no diálogo, o programa de desenvolvimento da liderança incorporou um módulo para tratar de diversidade. Foi definida também a implementação, na próxima safra, de um Comitê de Diversidade e Inclusão.
Desenvolvimento Local
A Política de Investimento Social Privado da uisa preconiza que as ações sociais sejam direcionadas para as áreas de saúde, educação, esporte, cultura e geração de renda, de forma a contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais. O principal instrumento para a atuação social da uisa é o FLORESCER AÇÃO SOCIAL. Fundado em 2006 e constituído em 2010 como pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, o Instituto dedica-se à promoção do desenvolvimento humano, social, cultural e educacional de crianças, adolescentes e mulheres.
Na última safra, o Florescer ganhou nova sede, um espaço com melhor estrutura, que possibilita o aperfeiçoamento das ações e projetos desenvolvidos. Durante a safra, os impactos da pandemia fizeram com que muitas atividades presenciais fossem interrompidas. Para fazer frente à crise, foram desenvolvidas dinâmicas à distância, e realizadas parcerias que possibilitaram a confecção e distribuição de 9.000 de máscaras e doação de verduras e 280 cestas básicas para famílias da região.
SOBRE A UISA
A uisa é uma das maiores e mais integradas biorrefinarias do país. Localizada em Nova Olímpia (MT), atua na geração de bioenergia, produção de etanol hidratado e anidro, açúcares cristal, demerara, refinado e triturado, biomassa e comercialização de CBios.
Wellington Silva/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos