Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

OUTUBRO ROSA: Estudantes se mobilizam em ações pedagógicas de sensibilização contra o câncer de mama

Durante todo mês, cartazes, desenhos e roda de conversa fizeram parte da rotina de estudos dos alunos. Durante todo o mês, ações sobre o Outubro Rosa são realizadas para refletir com a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero. Em Mato Grosso, as escolas estaduais como Governador José Fragelli (Cuiabá), Prof° Adalgisa de Barros (Várzea Grande) e Hilda Barros (São Felix do Araguaia), são alguns dos exemplos de atividades pedagógicas que incentivaram o diálogo sobre o tema nas escolas.
Na Escola Estadual Governador José Fragelli, Arena da Educação, a professora de biologia, Mychelly Nascimento, com o apoio dos professores Lucas Pigossi e Juliana Tozzi, de Educação Física e Língua portuguesa, coordenaram o projeto Movimento e Ação, que busca despertar o interesse dos estudantes sobre os temas das campanhas de promoção à vida dos meses de setembro, outubro e novembro.
O projeto nasceu para compartilhar informações com os alunos e aproximá-los da realidade vivida por muitos na sociedade, tirando como exemplo histórias de lutas e também de superação das doenças.
Mychelly explica que o projeto, em parceria com o MTmamma, promoveu duas aulas com a participação de uma assistida pela instituição filantrópica. Cerca de 30 alunos, entre 15 e 17 anos, tiveram a oportunidade de ouvir os relatos da experiência de uma professora que lutou e superou o câncer de mama. Outra atividade foi a montagem de um painel pelos alunos, com laços e frases incentivando a mulher a realizar o autoexame. No dia 22 de outubro, foram distribuídos laços rosas, símbolo da campanha, para todos os funcionários da escola.
“Debatermos sobre o outubro rosa em sala de aula é importante porque a medida que sensibilizamos os alunos sobre o tema, mais facilmente a informação é compartilhada, o diálogo passa a ocorrer dentro de casa”, destaca a professora.Na Escola Estadual Prof° Adalgisa de Barros, localizada em Várzea Grande, a professora de sociologia, Enerci Cândido Gomes, utilizou suas aulas para apresentar para as suas turmas, do primeiro e segundo ano do Ensino Médio, dados e números sobre o câncer de mama, no Brasil, buscando realçar a importância da causa.
Como símbolo de apoio à campanha, as alunas tiraram fotos segurando um balão rosa e, nos próximos dias, um grupo de alunas vestindo camisetas rosa visitarão outras turmas para reforçar o valor do tema.
“O assunto ainda é pouco falado nos lares, mas a gente precisava socializar essa ideia, socializar a importância de fazer os exames de prevenção. Compartilhar as informações entre eles é fazer uso da mesma linguagem, é avançar no debate entre jovens”.
Já na Escola Estadual Hilda Barros, em São Felix do Araguaia, a iniciativa começou pelos mais novos. Estudantes de 5º ao 9º ano, participaram de uma roda de debates e exibição de um filme “Mais uma chance para viver”. De acordo com a assessora pedagógica do município, Edna Souza, após a atividade a emoção foi tanta que os próprios alunos decidiram mobilizar outras classes.
“Dessa vez foram os anos iniciais que envolveram a atenção de todos. Após afixarem cartazes, notamos que as demais turmas passaram a se mobilizar para falar sobre o Outubro Rosa, até que, no dia 27 de outubro, os alunos caminharam até a Praça da Bíblia, sensibilizando também a população”, destaca Assessora Pedagógica.
Assessoria/Caminho Político
(Supervisionado por Natália Leão)
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos