Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 10 de outubro de 2021

Taiwan não se curvará à China, diz presidente

Líder da nação insular, Tsai Ing-wen deu forte recado um dia após o presidente chinês, Xi Jinping, assegurar que a China "pode e vai conseguir" a reunificação com Taiwan. Ing-wen afirmou que reforçará defesas da ilha. A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, disse neste domingo (10/10) que Taipei "não se curvará" à pressão de Pequim no sentido do que o governo chinês chama de "reunificação".
No seu discurso no Dia da República Nacional da China, nome oficial de Taiwan, a líder da república insular acrescentou que Pequim "não ofereceria nem um modo de vida livre e democrático para Taiwan nem soberania para os seus 23 milhões de habitantes".
O forte recado de Tsai ocorre apenas um dia após o presidente chinês, Xi Jinping, ter assegurado que a China "pode e vai conseguir" a reunificação com Taiwan, desta vez deixando de lado a ameaça de o fazer pela força.
O líder chinês oferece a integração de Taiwan à China sob "um país, dois sistemas", que, em teoria, é aplicado em Macau e Hong Kong, e que garantiria um certo grau de autonomia.
Em resposta, Tsai afirmou que fortalecerá as defesas do país para garantir que ninguém possa forçar Taiwan "a seguir o caminho que a China traçou".
Proposta pouco atraente
Para a presidente e outras autoridades taiwanesas, a proposta de Xi Jinping é pouco atraente, visto o controle cada vez mais evidente de Pequim sobre Hong Kong, em resposta aos protestos de 2019 exigindo mais liberdade.
"Depois de assumirem o controle total de Hong Kong e de se voltarem contra os ativistas pró-democracia, as autoridades de Pequim também se afastaram do caminho do desenvolvimento político e econômico que começaram há décadas atrás", frisou a presidente de Taiwan.
Sobre as relações com Pequim – que, segundo o Ministro da Defesa de Taiwan, atravessam "seu pior momento em 40 anos" –, Tsai disse que não houve qualquer mudança na posição de Taipei. "Afirmamos manter o status quo, faremos o nosso melhor para garantir que não seja unilateralmente alterado."
"Para resolver as diferenças [com a China], ambas as partes precisam entrar num diálogo baseado na igualdade", afirmou a política, que está no cargo desde 2016.
Auxílio de outros países
A presidente também assegurou que "cada vez mais amigos democráticos estão dispostos a defender" Taiwan, destacando o progresso nas relações com o Japão, os Estados Unidos e a União Europeia.
"Taiwan já não é visto como o 'órfão da Ásia', mas como uma ilha de resiliência que pode enfrentar desafios com coragem", enfatizou. Ela enalteceu os sucessos da nação, líder em indústrias-chave, como a de semicondutores, e um dos territórios que melhor controlaram a pandemia de covid-19.
"Quanto mais conseguimos, mais pressão enfrentamos da China. Não temos o privilégio de poder baixar a nossa guarda", frisou Tsai Ing-wen.
A ilha é governada de forma autônoma desde 1949, quando as forças nacionalistas do Kuomintang ali se refugiaram depois de terem sido derrotadas pelas tropas comunistas, que fundaram, no continente, a República Popular da China. Pequim considera Taiwan parte de seu território.
le/av (Lusa, DPA, Reuters, ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos