Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Comissão aprova elaboração de estatísticas sobre violência contra pessoas com deficiência

Relatora acredita que
medida poderá orientar políticas públicas de proteção dessa população. A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que obriga o poder público a elaborar estatísticas sobre violência contra pessoas com deficiência. O texto aprovado (Projeto de Lei 496/20) é do deputado Geninho Zuliani (DEM-SP) e altera o Estatuto da Pessoa com Deficiência. A relatora, deputada Mara Rocha (PSDB-AC), apresentou parecer favorável. “A existência de estatísticas elaboradas regularmente e confiáveis é um instrumento de absoluta necessidade para orientar as políticas públicas de proteção à pessoa com deficiência e de segurança pública”, disse.
Mudanças
A proposta foi aprovada na forma de um substitutivo apresentado pela relatora. O novo texto excluiu da proposta original a exigência de elaboração anual das estatísticas. Rocha explicou que o Supremo Tribunal Federal (STF) considera inconstitucional o estabelecimento de prazos para o Poder Executivo.
Ela manteve a exigência de que as estatísticas produzidas sejam incorporadas ao Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia) e ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Essa regra foi incluída pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, que aprovou o projeto em julho.
O Sipia registra informações sobre o cumprimento dos direitos das crianças e adolescente. O Sinan fornece informações sobre os casos de doenças com notificação compulsória, como dengue e hepatites virais.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Assessoria/Caminho Político
Reportagem – Janary Júnior
Edição – Roberto Seabra
Foto: Najara Araujo
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário