Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE

PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
AV. CASTELO BRANCO, 2500 - CENTRO SUL, VÁRZEA GRANDE

segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Garimpo ilegal na Amazônia

 

Centenas de balsas de garimpo atracaram no rio Madeira no Amazonas. Autoridades dizem que fiscalização da atuação ilegal de garimpeiros está "em processo de planejamento". "A Amazônia virou um vale-tudo", diz Greenpeace.
Centenas de balsas de dragagem atracaram neste trecho do rio Madeira, após boatos de que teria sido encontrado ouro na região. As embarcações estão próximas à cidade de Autazes, que fica a cerca de 100 km de Manaus.
Segundo o Greenpeace, os garimpeiros exploram ouro de maneira ilegal, e as autoridades responsáveis ainda não tomaram providências. O garimpo ilegal pode causar grandes danos ambientais à região, porque os garimpeiros usam mercúrio para a extração do ouro, que contamina as águas do rio.
"O que a gente acabou de ver no município de Autazes é um verdadeiro vale-tudo. Tem mais de 300 balsas ali juntas num trecho de rio explorando ouro de qualquer forma", afirma Danicley de Aguiar, porta-voz da Campanha Amazônia do Greenpeace. "A impressão que dá para todo mundo que olha de longe é que a Amazônia virou um vale-tudo: cada um faz o que quiser, na hora que quiser, não existe mais uma discussão em que o Estado e a lei imperem."
Os garimpeiros vieram do sul do Amazonas, onde o garimpo atua de forma massiva há muitos anos e conta com o apoio de empresários e políticos que fomentam essa atividade ilegal, afirmou o Greenpeace. De acordo com especialistas, as balsas de dragagem no rio Madeira devem ser vistoriadas e suspensas pelos órgãos responsáveis, caso não tenham a licença devida.
O Ibama e a Polícia Federal pretendem enviar nos próximos dias servidores ao local para fiscalizar a atuação ilegal de garimpeiros no leito do rio Madeira. O instituto ambiental afirmou que a operação está em "processo de planejamento".
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos