Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Jovens aprendizes da Bom Futuro são finalistas da Olimpíada do Conhecimento do Senai

Programa da empresa mato-grossense oferece curso de um ano de aula teórica em automação e outro de aula prática em fazendas.
Celso, Ronald e Erik são três jovens de 19 anos que se destacam dos outros da sua idade. Eles não frequentam baladas e estão mergulhados oito horas por dia em um treinamento focado em mecatrônica e automação. Tanta disciplina levou o trio a conquistar o segundo lugar nacional na Olimpíada do Conhecimento do Senai – e esse pódio ainda pode mudar porque haverá uma competição de desempate no início do próximo ano.
Os três são colaboradores da Bom Futuro dentro do programa Jovem Aprendiz e estudam no curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Rondonópolis. O projeto da empresa é inovador, com um formato diferenciado para que os aprendizes possam focar na teoria e, mais tarde, na prática nas fazendas da empresa.
“Há falta de mão de obra especializada tanto para a manutenção de máquinas agroindustriais como também de maquinários agrícolas cada vez mais modernos e tecnológicos e isso tem se mostrado um desafio para o agronegócio. Atualmente, temos uma demanda interna muito grande, sendo diversos serviços terceirizados, e precisamos capacitar colaboradores para atender este gargalo. Por isso, criamos com o Senai e com a parceria imprescindível do Senar um curso que possa atender o setor”, explica Tiago Goecks, gerente de Recursos Humanos da Bom Futuro.
A empresa lançou um edital no final de 2019 e contratou, depois de entrevistas e testes, 100 jovens aprendizes. Durante este ano, eles estão inteiramente dedicados aos estudos em escolas do Senai em Rondonópolis (Formação Técnica em Manutenção de Máquinas Industriais, e Máquinas Pesadas com ênfase em Agrícolas), Várzea Grande (Formação Técnica em Manutenção Automotiva), Nova Mutum (Formação Técnica em Manutenção de Máquinas Pesadas com ênfase em Agrícolas) e Sapezal (Formação Técnica em Manutenção de Máquinas Pesadas com ênfase em Agrícolas) e, em 2022, seguem para as fazendas da Bom Futuro para as aulas práticas.
“Estes jovens de 18 a 22 anos estão tendo a oportunidade de estudar e se capacitar em um mercado em ascensão e ainda receber uma bolsa-salário e todos os benefícios da empresa. Ao final, devem ser contratados porque temos demanda para isso”, diz Goecks.
O dia a dia do trio da robótica é um pouco diferente: eles treinam durante o dia e, à noite, fazem as aulas online. Celso Ferreira da Silva, Ronald William Ricco de Oliveira Santos e Erik Ruan Araújo da Silva disputaram a olimpíada em Curitiba (PR) de 27 de setembro a 02 de outubro. Cada um tem uma função específica na equipe para que o projeto saia correto e se destaque nas provas.
“Aprendi muito além da parte técnica, é muito o nosso comportamento profissional e pessoal”, afirma Erik, que quer fazer faculdade e viajar. Para Celso, o projeto da Bom Futuro e as aulas no Senai podem leva-lo longe. “Dificilmente encontraria um lugar para proporcionar esta imersão e nos levar ao ápice do conhecimento”. Já Ronald reforça a importância dos professores. “Nós nos desenvolvemos muito tecnicamente e isso é possível porque tivemos os melhores professores”.
Vilmar Lopes, professor do Senai de Rondonópolis, aponta que o maior requisito para um bom aluno ser vencedor de uma olimpíada e um bom profissional é dedicação e foco. “Estes meninos são jovens dedicados e inteligentes, não recusam desafios. Certamente vão agregar muito à empresa quando estiverem preparados para iniciar o trabalho prático”, finaliza.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos