Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

quarta-feira, 3 de novembro de 2021

Novembro azul: sua saúde, sua prioridade

Se você está preocupado com o risco de desenvolver câncer de próstata, pode
estar interessado na prevenção da neoplasia. Para além do Mês Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Próstata, também conhecido como Novembro Azul, é preciso estar vigilante e fazer escolhas que beneficiem sua saúde geral – assim como auxiliem na prevenção da doença – durante todo o ano.
Uma das medidas diz respeito à alimentação. Algumas evidências científicas demonstram que escolher uma dieta saudável com baixo teor de gordura e repleta de frutas e vegetais pode contribuir para um risco menor de câncer de próstata. Logo, fique atento: carnes, nozes, óleos e laticínios, como leite e queijo, contêm gordura. Sendo assim, limite os alimentos gordurosos ou escolha variedades com baixo teor de gordura. Ou seja, reduza a quantidade de fast foods, comidas fritas, produtos industrializados, embutidos, alimentos multiprocessados e a gordura que você adiciona aos alimentos durante o cozimento. Selecione cortes de carne mais magros e escolha laticínios com baixo teor de gordura.
Em alguns estudos científicos, homens que comeram uma maior quantidade de gordura diariamente tiveram um risco aumentado para câncer de próstata. Tal quadro não prova que o excesso de gordura cause a doença. Contudo, reduzir a quantidade de gordura que você ingere todos os dias tem outros benefícios comprovados – como, por exemplo, ajudá-lo a controlar seu peso e contribuir com a saúde do seu coração.
Por outro lado, aumente a quantidade de frutas e vegetais que você come todos os dias. Adicione uma porção extra deles a cada refeição. Eles estão cheios de vitaminas e nutrientes que podem reduzir o risco para câncer de próstata. Comer mais frutas e vegetais também tende a fazer com que você tenha menos espaço para outros alimentos – principalmente, aqueles ricos em gordura. Aliás, tente reduzir a quantidade de açúcar na sua vida.
Se você está em tratamento de um câncer de próstata, converse com seu médico sobre sua alimentação. Isto porque certos itens podem interagir com alguns tipos de terapia, enquanto outros podem beneficiar o quadro geral, fortalecer o sistema imunológico e até auxiliar o corpo a se recuperar dos efeitos colaterais do tratamento.
Manter um peso saudável também é um fator importante na prevenção. Pesquisas apontam que homens obesos – com um índice de massa corporal (IMC) de 30 ou mais – podem ter um risco aumentado para o desenvolvimento do câncer de próstata. Logo, se você estiver com sobrepeso ou obeso, dê preferência para uma dieta mais saudável associada à prática de exercícios físicos.
Além de auxiliar com a manutenção e/ou perda de peso, atividades físicas trazem diversos benefícios à saúde geral e podem reduzir o risco de doenças cardíacas e outros tipos de câncer. Vale reforçar que antes de começar a prática de exercícios é importante consultar um profissional especializado para uma avaliação prévia. A propósito, quando começar a se exercitar, vá devagar até entrar no ritmo. O ideal é 30 minutos de prática na maioria dos dias.
No mais, cuide-se! Faça exames regularmente e siga as orientações do seu médico. Sua saúde deve ser sempre a sua maior prioridade e cabe a você não deixá-la em segundo plano.
Albenita Jalles é esteticista cosmetóloga, especialista em estética avançada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos