Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dezembro laranja: “Adicione mais fator de proteção ao seu verão”!

No mês que se inicia o verão, acontece a campanha do Dezembro Laranja organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), para conscientização da importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele, que é o mais frequente no Brasil.
A melhor forma de prevenir é driblando os fatores de riscos externos, sendo o principal deles a radiação solar ultravioleta. Dentre as recomendações estão: uso do filtro solar diariamente, mesmo em dias nublados, e durante a exposição usar óculos de sol, camisetas com mangas cumpridas, bonés ou chapéus, de preferência todos com proteção solar FPS50+, além de evitar a exposição ao sol entre 9h e 16h, e utilizar filtro solar com FPS igual ou superior à 50 durante a exposição direta ou indireta (embaixo do guarda-sol), reaplicando-o a cada três horas ou sempre que sair da água. Lembrar de usar o fotoprotetor oral para potencializar a prevenção de manchas e melasmas em pessoas com predisposição.
Essas orientações são importantes durante o ano todo, e a vida toda, já que os efeitos danosos dos raios solares são acumulativos, inclusive para o envelhecimento da pele, principalmente em pessoas de pele, cabelos e olhos claros, e histórico pessoal ou familiar de câncer de pele.
O diagnóstico acontece durante a consulta médica dermatológica, através da dermatoscopia, um aparelho que aumenta a imagem em 10 vezes e/ou, da biópsia da lesão sugestiva de câncer de pele, que geralmente é realizada no consultório. O diagnóstico precoce é fundamental para evitar cicatrizes extensas e mutilações, além do risco de metástase, principalmente do melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo, e em consequência o óbito.
O câncer de pele não melanoma, como o carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular, podem se manifestar de diversas maneiras, geralmente como uma lesão pequena que está crescendo progressivamente no último ano, que pode sangrar, formar escamas e não cicatrizar. Já o melanoma, aquele mais agressivo, pode surgir em diversas áreas do corpo, inclusive na sola dos pés, geralmente como uma lesão escura, com mais de dois tons, irregular, com ou sem ulceração. É fundamental não aplicar nenhum medicamento, produtos caseiros ou tentar manipular a lesão, pois dificulta o diagnóstico pelo especialista.
O tratamento curativo é cirúrgico, com a retirada total do câncer de pele, exceto nos casos mais agressivos.
Dra. Vanessa Castelli - médica dermatologista pela SBD (CRM-MT 7995|RQE 5948) pós graduada em Medicina Estética (SP). @dravanessacasteli / vanessacasteli@hotmail.com / Clínica Prímula - Rua Topázio 136 Bosque da Saúde - Cuiabá-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos