Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Enchentes deixam rastro de destruição na Bahia

Fortes chuvas alagam
cidades inteiras e já deixam 18 mortos, centenas de feridos e mais de 15 mil desabrigados. Governo estadual decreta estado de emergência em 72 municípios. "Tragédia gigantesca", diz governador. Dezenas de cidades na Bahia sofrem com os danos de fortes chuvas que atingem o sul e o sudeste do estado. Até o momento, 18 mortes foram confirmadas em decorrência das enchentes. O governo estadual estima que a tragédia já tenha afetado 400 mil pessoas.
Neste domingo (26/12), o governador Rui Costa (PT) assinou um novo decreto que inclui mais 47 cidades na lista de municípios em situação de emergência devido às chuvas. Com isso, o total de cidades baianas onde vigora a medida já chega a 72, incluindo Ilhéus e Porto Seguro.
A declaração de emergência autoriza a mobilização de todos os órgãos estaduais a fim de ajudar nas ações de resposta à tragédia, como obras de recuperação das cidades e assistência a desabrigados.
"Estamos mobilizando todos os esforços para socorrer as pessoas atingidas pela água. Nesse momento, o esforço é para retirar todas as pessoas de áreas de risco, de casas que eventualmente correm risco de desabar, e prestar essa assistência inicial, restabelecendo ligações de água, energia, e garantindo apoio com cestas básicas", afirmou Costa.
O governador fez um sobrevoo em algumas das áreas mais atingidas neste domingo e falou em uma "tragédia gigantesca". "Não lembro se na história recente da Bahia tem algo dessa proporção. É algo realmente assustador o número de casas, de ruas e de localidades completamente embaixo d'água", lamentou.As fortes chuvas, que já haviam castigado o extremo sul da Bahia há cerca de dez dias, voltaram a atingir o estado na quinta-feira, e ficaram ainda mais intensas na sexta e no sábado.
As cidades atingidas pelos temporais registram inundações, alagamentos e deslizamentos de terra – que por sua vez bloquearam estradas e deixaram distritos isolados.
Em alguns locais, as chuvas provocaram cheias dos rios, deixando municípios inteiros debaixo d'água. São pelo menos 37 cidades completamente alagadas, segundo relatos da imprensa. O rio Cachoeira, um dos maiores da região, subiu mais de dez metros.
Além das 18 mortes, a Defesa Civil estadual registra ao menos 286 feridos em decorrência das enchentes até o momento. Há ainda 4.185 pessoas desabrigadas e 11.260 desalojadas (o que significa que precisaram deixar suas casas, mas não solicitaram abrigo).
Na noite de sábado, uma barragem com alto volume de água se rompeu em Itambé, no sudoeste da Bahia, mas a enxurrada acabou não atingindo regiões mais povoadas da cidade. Outra barragem se rompeu na cidade de Jussiape, na Chapada Diamantina.
Auxílio federal e de outros estados
No sábado, o governador da Bahia participou de uma videoconferência com representantes do governo federal, incluindo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e assegurou auxílio ao estado também com combustíveis e aviões para ajudar no resgate de pessoas afetadas.
Neste domingo, Queiroga informou em rede social que uma equipe do Ministério da Saúde estava embarcando para Ilhéus "para apoiar a população que sofre com os impactos das fortes chuvas".
"Também estamos enviando medicamentos e insumos para o estado, além de equipamentos para as equipes de campo, como máscaras, botas, coletes, casacos e outros", escreveu o ministro.
"TWITTER: Marcelo Queiroga - @mqueiroga2 - Equipe do @minsaude embarcando pra Ilhéus, na Bahia, para apoiar a população que sofre com os impactos das fortes chuvas de ontem.
Acordamos com o governo local o envio de duas equipes para compor o Centros Integrado de Emergência em Ilhéus, Itamaraju e Itabuna. 10:55 AM · 26 de dez de 2021·Twitter for iPhone
Outros estados também se comprometeram a ajudar com o envio de bombeiros e equipamentos, por exemplo, incluindo Espírito Santo, Minas Gerais, Maranhão e Rio Grande do Norte, segundo Rui Costa. São Paulo também criou uma força-tarefa, enviando agentes do Corpo de Bombeiros e do Comando de Aviação da Polícia Militar.
"TWITTER: Corpo de Bombeiros PMESP - @BombeirosPMESP
Bombeiros de São Paulo embarcaram para auxiliar no resgate e busca de vítimas das fortes chuvas no sul da Bahia. Equipamentos, embarcações e vinte bombeiros, sob o comando da Capitão Daniela Santos, partiram nessa madrugada. Desejamos sucesso na missão! #193S - 9:30 AM · 26 de dez de 2021·Twitter Web App
ek (ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos