Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 26 de dezembro de 2021

Escutando as mensagens de Natal

A audição é essencial em nossas vidas, desempenhando papel fundamental na comunicação humana. É através dela que percebemos os sons do ambiente e também os sons da fala.
O som é tão especial que é capaz de proporcionar e modificar emoções e estas contribuem para os relacionamentos, para a saúde e interferem significativamente na qualidade de vida das pessoas de todos os sexos e também de todas as idades. O cotidiano é afetado seriamente pelas nossas comunicações com os outros. Sabendo que a audição desempenha um papel importante no mundo social, por que nos permitir essa limitação auditiva?
Estamos no Natal final de ano e certamente teremos, mais que nos anos anteriores, muitas belas mensagens para ouvir e compartilhar. E por que não nos preparamos para estes momentos?
Das 310 causas de deficiências no mundo, a surdez ocupa o 4º lugar do ranking. Não podemos fazer parte desta estatística!
A perda auditiva natural acontece a partir dos 45 anos de idade. A exposição ao ruído tanto no trabalho quanto no laser é a maior causa da deficiência auditiva no mundo. Infecções recorrentes de ouvido, tumores, ingestão de medicamentos por período prolongado, baixo peso ao nascimento são algumas causas da deficiência auditiva. Todas, sem exceção, devem ser tratadas o quanto antes. O diagnóstico precoce da perda auditiva e a intervenção com o uso de aparelhos auditivos rapidamente são dois grandes fatores de chances de sucesso na reabilitação auditiva das pessoas.
Atualmente temos uma fantástica tecnologia nos aparelhos auditivos a nosso favor. São aparelhos que se conectam na televisão, nos celulares, que favorecem uma melhora da audição nos mais diferentes ambientes de escuta. Sabe por que é necessário isso? Porque é cansativo não entender, não faz bem a nossa autoestima, nos afasta das pessoas, pode desencadear a depressão, o isolamento social, é irritante para quem não escuta e também para quem tem que repetir, além de favorecer doenças neurológicas degenerativas como o Alzheimer...
Ouvir e entender exigem habilidades, integridade do sistema auditivo e também cerebral.
Não são ações triviais. Depende também da disposição amorosa para se reconhecer no outro para além do sentido unilateral das palavras. Ouvir o que o outro quer dizer, compartilhando um diálogo, nos tempos de hoje, passa a ser uma arte. Isso deveria ser tarefa de toda uma existência.
O diálogo precisa de intervalo e recomeços incontáveis. Muitas vezes (eu até seria mais exigente, afirmando que todas as vezes) falar é amar, ouvir é ser amado, outras vezes é o contrário. Mas o que é mais sabido, é que sem amor, não há comunicação. Sem amor há apenas a troca monótona de monólogos autorreferentes, sem sentido mútuo.
Vamos usar o que temos a nosso favor: prevenção da perda auditiva, tecnologia dos aparelhos auditivos se necessário e diálogo com amor sempre!
Ah, não esquecemos que nesta época é muito comum depararmos com queima de fogos e os mesmos explodindo podem ultrapassar 120 decibéis, o que está muito acima do nível de som seguro, confortável que é de 85 decibéis. Vamos dizer não aos fogos de artifício pelos idosos, pelos doentes, pelas crianças, pelos animais e pela saúde auditiva de todos nós.
Que renove em nossos corações a união, a partilha, a reflexão. Que a cada dia possamos ser capazes de nos fortalecermos e nos inspirar para transformar o mundo num lugar melhor e mais fácil para se comunicar. Isso também é o Natal!
Vanessa Moraes é Audiologista - @fonovanessamoraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos