Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

domingo, 12 de dezembro de 2021

LUTO NA EDUCAÇÃO: UFMT lamenta falecimento de José de Souza Nogueira

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), consternada, lamenta o falecimento de José de Souza Nogueira, conhecido pela comunidade acadêmica e científica como professor Paraná, ocorrido neste domingo (12) , aos 69 anos. Professor titular da UFMT lotado no Instituto de Física (IF), o docente deixa um legado no ensino e na pesquisa.
Licenciado em Física pela UFMT em 1980, José de Souza Nogueira ingressou no corpo docente da instituição no ano seguinte. Mestre em Física Aplicada e doutor em Ciências, ambos títulos obtidos junto à Universidade de São Paulo (USP), o professor Paraná era docente titular da UFMT e Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 1A.
Revisor ad-hoc de diversas revistas científicas nacionais e internacionais e com cooperação internacional com a California State University, San Marcos, o docente desenvolvia pesquisa na área de Ciências Ambientais com ênfase em evapotranspiração, correlação de vórtices turbulentos, modelagem de trocas de energia entre superfície vegetada e atmosfera e dados micrometeorológicos. Também atuou como revisor de projetos de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat); e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em sua carreira acadêmica, o docente produziu, dentre outras muitas obras, 230 artigos, quatro livros e participou ativamente na orientação de bolsas que vão da iniciação científica ao pós-doutorado, participando também de bancas julgadoras em trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado.
Na instituição, além das atividades em sala de aula, o professor Paraná foi coordenador de pesquisa da então Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); Coordenador de Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental; integrou o Comitê de Ensino de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão; coordenador do curso de licenciatura em Física; e assessor da Reitoria.
Em 2018, o professor Paraná recebeu moção de aplauso pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Anteriormente, em 2014, recebeu o prêmio de pesquisador sênior mérito e reconhecimento pelo pioneirismo no desenvolvimento de pesquisas de alta relevância na UFMT; e reconhecimento de Mérito Acadêmico, também pela UFMT (2010).
O velório acontece a partir das 20h30 deste domingo na Capela Jardins. Já o sepultamento será na segunda-feira (13), 10h, no cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos