Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

domingo, 12 de dezembro de 2021

LUTO NA EDUCAÇÃO: UFMT lamenta falecimento de José de Souza Nogueira

A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), consternada, lamenta o falecimento de José de Souza Nogueira, conhecido pela comunidade acadêmica e científica como professor Paraná, ocorrido neste domingo (12) , aos 69 anos. Professor titular da UFMT lotado no Instituto de Física (IF), o docente deixa um legado no ensino e na pesquisa.
Licenciado em Física pela UFMT em 1980, José de Souza Nogueira ingressou no corpo docente da instituição no ano seguinte. Mestre em Física Aplicada e doutor em Ciências, ambos títulos obtidos junto à Universidade de São Paulo (USP), o professor Paraná era docente titular da UFMT e Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nível 1A.
Revisor ad-hoc de diversas revistas científicas nacionais e internacionais e com cooperação internacional com a California State University, San Marcos, o docente desenvolvia pesquisa na área de Ciências Ambientais com ênfase em evapotranspiração, correlação de vórtices turbulentos, modelagem de trocas de energia entre superfície vegetada e atmosfera e dados micrometeorológicos. Também atuou como revisor de projetos de fomento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat); e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Em sua carreira acadêmica, o docente produziu, dentre outras muitas obras, 230 artigos, quatro livros e participou ativamente na orientação de bolsas que vão da iniciação científica ao pós-doutorado, participando também de bancas julgadoras em trabalhos de conclusão de curso, mestrado e doutorado.
Na instituição, além das atividades em sala de aula, o professor Paraná foi coordenador de pesquisa da então Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propep); Coordenador de Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental; integrou o Comitê de Ensino de Pós-Graduação, de Pesquisa e de Extensão; coordenador do curso de licenciatura em Física; e assessor da Reitoria.
Em 2018, o professor Paraná recebeu moção de aplauso pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso. Anteriormente, em 2014, recebeu o prêmio de pesquisador sênior mérito e reconhecimento pelo pioneirismo no desenvolvimento de pesquisas de alta relevância na UFMT; e reconhecimento de Mérito Acadêmico, também pela UFMT (2010).
O velório acontece a partir das 20h30 deste domingo na Capela Jardins. Já o sepultamento será na segunda-feira (13), 10h, no cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos