Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

sábado, 11 de dezembro de 2021

MT NASCENTES: Jornal sobre novas formas de ocupação do centro de Cuiabá será lançado neste domingo

Com distribuição gratuita, ‘O Jornal da Prainha’ foi selecionado no edital MT Nascentes, da Secel. O Centro antigo de Cuiabá e a forma como o espaço é ocupado atualmente inspirou o projeto ‘O Jornal da Prainha’, selecionado no MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A ideia da publicação é provocar os cuiabanos sobre outras formas de uso da região central, para que as pessoas passem a visitar e vivenciar experiências ali, em vez de usar os espaços públicos apenas para circulação. A primeira edição será lançada neste domingo (12.12) e poderá ser acessada online.
O jornal é organizado pelo Grupo de Pesquisa e Extensão de Estudos de Planejamento Urbano e Regional (Épura) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), formado por voluntários. “Mesmo sendo um dos principais eixos de circulação de pessoas, a região sofre há décadas com o abandono. Em um incentivo para se repensar a ocupação desse território, surgiu o Jornal da Prainha. Queremos despertar a busca por outras formas de apropriação do Centro e, principalmente, mostrar o potencial dessa região”, destaca o grupo.
O jornal integra o projeto ‘Temporada Aberta da Prainha’, contemplado no edital MT Nascentes, com recursos da Lei Aldir Blanc. Idealizado pelos pesquisadores Ana Frigeri, Doriane Azevedo e Douglas Peron, a iniciativa mobilizou pessoas que se relacionam com o Centro Histórico em reuniões, palestras e oficinas online. Os encontros possibilitaram troca de saberes e percepções que compõem a publicação.
Desses encontros, surgiram algumas propostas de ocupação que são abordados no jornal, como circuitos de visitações a museus e casarões; uma feira livre que ocupe a Prainha e seus cruzamentos; arena/cinema de Rua (na lateral da Igreja do Rosário, fundos da Igreja Boa Morte e Escadaria do Beco Alto).
Dividido em dois cadernos, o ‘Jornal da Prainha’ traz reflexões por meio de artigos, depoimentos e ensaios poéticos assinados pelos integrantes do Épura e colaboradores. A edição é ilustrada com a cartografia produzida coletivamente ao longo do projeto, e fotos de Rodolfo Luís, Ahmad Jarrah, Pedro Thame e acervo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A publicação também conta com palavras-cruzadas e um horóscopo temático.
Para compartilhar informações sobre o projeto, um pouco da história e curiosidades sobre o centro de Cuiabá, o Épura criou perfis nas redes sociais. Conheça aqui: Instagram e Facebook. E o acesso para O Jornal da Prainha será liberado a partir do lançamento, por este link.
Caminho Político com informações da assessoria
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos