Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

PL que declara cavalgadas como patrimônio histórico e cultural é aprovado

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o Projeto de Lei que declara patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial as cavalgadas, tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural. A proposta, de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB), foi aprovada na sessão ordinária de terça-feira (14), na Câmara Municipal de Cuiabá.
A medida tem o intuito de reconhecer as atividades como prática cultural, estabelecendo no calendário municipal o dia de celebração. No artigo primeiro classificam as tradições culturais incluídas nesta propositura, sendo eles os carros de boi, as apresentações de resgate cultural, os bois de cela e búfalos, bem como os muladeiros e os tropeiros.
Na justificativa da proposta, o vereador Dídimo Vovô relata que as cavalgadas surgiram no Brasil entre os séculos XVII e XVIII, durante período de ocupação dos territórios, e que ainda continuam sendo realizadas principalmente nas áreas rurais.
Os membros da Comitiva dos Boiadeiros que participaram da festa dos boiadeiros no bairro Pedra 90 estiveram na Casa para acompanhar a discussão e votação do projeto. O Presidente da Comitiva, Rodrigo Breder falou da importância da aprovação no Legislativo para a valorização e reconhecimento da festividade para a cultura local.
"A importância deste projeto é que agora todo trabalho de resgate cultural no município de Cuiabá na festa dos boiadeiros, agora é patrimônio histórico, os carros de boi, os bois de sela e todo tropeirismo. É uma festa que dia 6 de fevereiro estaremos nas ruas do Pedra 90 com os carros de boi pela primeira vez como patrimônio histórico", disse Fernando.
O autor do projeto justifica que "estas atividades movimentam a economia, na geração de empregos e no sustento de diversas famílias, e se traduzem em uma das mais genuínas manifestações culturais de Cuiabá".
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos