Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

PL que declara cavalgadas como patrimônio histórico e cultural é aprovado

A Câmara Municipal de Cuiabá aprovou o Projeto de Lei que declara patrimônio histórico e cultural de natureza imaterial as cavalgadas, tropeirismo e demais tradições culturais ligadas ao meio rural. A proposta, de autoria do vereador Dídimo Vovô (PSB), foi aprovada na sessão ordinária de terça-feira (14), na Câmara Municipal de Cuiabá.
A medida tem o intuito de reconhecer as atividades como prática cultural, estabelecendo no calendário municipal o dia de celebração. No artigo primeiro classificam as tradições culturais incluídas nesta propositura, sendo eles os carros de boi, as apresentações de resgate cultural, os bois de cela e búfalos, bem como os muladeiros e os tropeiros.
Na justificativa da proposta, o vereador Dídimo Vovô relata que as cavalgadas surgiram no Brasil entre os séculos XVII e XVIII, durante período de ocupação dos territórios, e que ainda continuam sendo realizadas principalmente nas áreas rurais.
Os membros da Comitiva dos Boiadeiros que participaram da festa dos boiadeiros no bairro Pedra 90 estiveram na Casa para acompanhar a discussão e votação do projeto. O Presidente da Comitiva, Rodrigo Breder falou da importância da aprovação no Legislativo para a valorização e reconhecimento da festividade para a cultura local.
"A importância deste projeto é que agora todo trabalho de resgate cultural no município de Cuiabá na festa dos boiadeiros, agora é patrimônio histórico, os carros de boi, os bois de sela e todo tropeirismo. É uma festa que dia 6 de fevereiro estaremos nas ruas do Pedra 90 com os carros de boi pela primeira vez como patrimônio histórico", disse Fernando.
O autor do projeto justifica que "estas atividades movimentam a economia, na geração de empregos e no sustento de diversas famílias, e se traduzem em uma das mais genuínas manifestações culturais de Cuiabá".
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos