Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

'Biografia em 1 Minuto' homenageia artistas mato-grossenses

Com o objetivo de preservar a memória dos artistas mato-grossenses, a Associação Cultural Cena Onze e a MT Escola de Teatro lançaram o projeto Biografia em 1 Minuto, uma pesquisa sobre a história das pessoas que abriram caminho e fixaram na memória do povo a importância da cultura de Mato Grosso. As biografias poderão ser acompanhadas durante todo o ano de 2022, sendo o primeiro homenageado o artista plástico Adir Sodré.
De acordo com o diretor artístico da Associação Cultural Cena Onze, Flávio Ferreira, foi a partir do momento em que percebeu-se que a memória dos precursores da cultura local estava se perdendo, que surgiu a necessidade da pesquisa histórica.
"São pessoas importantíssimas, que abriram os caminhos e investiram na cultura e na arte local. Então, entendemos que essas pessoas têm ficado esquecidas, depois de suas mortes, ninguém mais lembra que ela esteve por aqui, quais foram as contribuições deixadas para Mato Grosso", pontua Flávio.
Para o Coordenador Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Teatro da MT Escola de Teatro (Unemat), Agnaldo Rodrigues da Silva, homenagear os artistas mato-grossenses é reconhecer o legado que eles deixaram. "O que, sem dúvida, abriu caminho para muitos outros que vieram depois. Essas personalidades são ícones da nossa cultura, da nossa história, da nossa memória e da nossa identidade. Por isso, é preciso dar fôlego a projetos como este, que demonstram a nossa riqueza cultural e literária. E reconhecer que no nosso estado há pessoas que fizeram e que fazem cultura", salienta ele.
Escolhido para abrir os tributos, o pintor e desenhista rondonopolitano, Adir Sodré, destacava suas obras pelo colorido exuberante e pela temática social de caráter irreverente. Vítima de um infarto ocorrido em agosto de 2020, suas pinturas colorem e embelezam diversas áreas da capital, incluindo alguns viadutos.
"A questão da valorização da cultura ainda é muito recente em nosso Estado. É importante que nós conheçamos as nossas raízes para poder preservá-las. Daí a necessidade de se conhecer as gerações de pessoas que contribuíram, e muito, e que se dedicaram a valorizá-las", destaca o diretor artístico.
As homenagens podem ser acompanhadas todos os domingos por meio das redes sociais da Associação Cultural Cena Onze, do Cine Teatro Cuiabá e da MT Escola de Teatro.
Além de Adir Sodré, Marília Beatriz, Magna Domingos, Luiz Carlos Ribeiro, Clóvis Irigaray, Regina Penna, Nanah Varela, Zé Bolo Flô, Zulmira Canavarros, Dunga Rodrigues, Dom Aquino Correia, Guilherme Dick, Bolinha, Chico Amorim, Agostinho Bizinoto e Liu Arruda, serão os primeiros reverenciados neste tributo.
Sobre o Associação Cultural Cena Onze
A Associação Cultural Cena Onze surgiu como um grupo de teatro em 1989 em Cuiabá e região. Ao longo dos anos foram dezenas de espetáculos encenados, mais de 2 mil alunos de teatro, dança, música, artesanato, pintura, etc.
Sobre a MT Escola de Teatro
A MT Escola de Teatro é um polo de formação criado e mantido através da parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL-MT), Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça de São Paulo (Adaap), se destacando por ser o único Curso Tecnológico Superior de Teatro de Mato Grosso, oferecendo aos alunos de graduação sete áreas de especialização.
Assessoria/Equipe Yod/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos