Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Mixto Esporte Clube

Mixto Esporte Clube
Nas origens do Mixto uma mescla de cultura, tradições regionais e esportes praticados por homens e mulheres.

Prefeitura Municipal de Rondonópolis

Prefeitura Municipal de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022

sexta-feira, 14 de janeiro de 2022

LINHA DE FRENTE: Deputado defende verbas indenizatórias aos servidores da segurança pública de MT

Delegado Claudinei considera justo o pagamento aos profissionais da segurança pública por atuarem como linha de frente contra a Covid-19.
O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) reivindicou ao governo de Mato Grosso, em sessão extraordinária da Assembleia Legislativa, no dia 11 de janeiro, por meio da indicação de n.º 60/2022, a necessidade da implantação do pagamento de verbas indenizatória extraordinária e excepcional aos servidores da segurança pública que atuam como linha de frente desde o início da pandemia da Covid-19.
De acordo com o parlamentar, a solicitação é fundamentada e baseada na legislação vigente. Uma delas é o decreto de n.° 10.282/2020 que regulamentou a Lei de n.° 13.979/2020 que classifica a atuação da segurança pública como serviço essencial para a manutenção da ordem pública, como evitar atos de vandalismos em decorrência dos polêmicos “lockdown” implementados pela Administração Pública.
“Vale lembrar que além dos servidores da segurança pública atuarem para manter a ordem pública, eles ficam expostos aos riscos de contaminação com a Covid-19. Infelizmente, nestes últimos dois anos, já tiveram muitos profissionais que chegaram ao óbito. Sem contar aqueles que foram infectados e venceram à Covid-19, mas permanecem em tratamento para recuperarem as sequelas acometidas pela doença. É mais do que justo essa solicitação”, justifica Claudinei.
Ele acrescenta que, infelizmente, os profissionais da segurança pública também colocam em risco a sua própria família ao regressarem para os seus lares nos períodos de descanso. “E nessa perspectiva, consideramos que a compensação financeira será um amparo por parte do Estado para que os servidores da segurança continuem exercendo as suas atividades e funções na segurança pública”, complementa.
Pandemia
Com os avanços de uma nova onda da Covid-19 e doenças com sintomas gripais, Claudinei avalia que a reivindicação apresentada, pode seguir em paralelo com a Lei Federal de nº 14.128/2021 e Lei Complementar Estadual de nº 667/2020 que garantem, respectivamente, a compensação financeira e institui a verba indenizatória aos servidores da saúde pública que, também, atuam como serviço essencial na pandemia.
“Espero que o governador Mauro Mendes se sensibilize também com os agentes da segurança pública, como foi com os profissionais da saúde. Realmente, com o cenário que vivemos, precisamos aplicar com urgência essa verba aos profissionais de segurança. Infelizmente, já perdemos muitos profissionais no país e, em Mato Grosso, não foi diferente”, concluiu Claudinei.
Estatística - Na última atualização do Boletim Epidemiológico do Governo do Estado de Mato Grosso, do dia 13 de janeiro de 2022, já são 572.022 casos confirmados de Covid-19, com 14.118 óbitos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos