Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Medeiros destaca atuação de ministra na defesa de crianças e jovens indígenas

Ministra Damares
estará em Barra do Garças nesta sexta-feira. Membro da Frente Parlamentar da Primeira Infância e da Juventude, o deputado federal José Medeiros (PODE) destaca a atuação do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH) no fortalecimento das políticas sociais e anuncia que a titular do ministério, Damares Alves, estará no município de Barra do Garças, nesta sexta-feira (28), apresentando o Plano de Ação de Defesa das Garantias de Direitos das Crianças e Jovens Indígenas a ser implementado em Mato Grosso. O evento será às 9h30 no anfiteatro Fernando Peres de Farias.
Além de apresentar o plano, a ministra vai discutir com agentes públicos federais, estaduais e municipais parcerias para implementação das ações para reforçar o enfrentamento às situações de vulnerabilidade das crianças e jovens indígenas de Mato Grosso. Inicialmente, o trabalho será feito na comunidade indígena Xavante de Barra do Garças e posteriormente ampliado para outras etnias do estado. Etnias de Mato Grosso do Sul e Roraima também serão contempladas na fase inicial do plano de ação.
“A ministra Damares retorna ao nosso estado com a missão de colher dados para aperfeiçoar a rede de proteção aos direitos humanos das crianças e jovens indígenas em situação de vulnerabilidade. A rede envolve outros órgãos e entidades, como o Ministério da Cidadania, através da Secretaria de Assistência Social. Mais uma vez o governo do presidente Jair Bolsonaro demonstra seu compromisso com os povos indígenas, em especial com as crianças”, destaca Medeiros, que é vice-líder do governo na Câmara Federal.
A ministra Damares explica que os estudos do plano de defesa das crianças e jovens indígenas estão sendo realizados em parceria com o Programa da Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligado à Universidade de Brasília (UnB). A parceria foi firmada em dezembro do ano passado. “A minha trajetória neste tema é antiga. No entanto, as crianças indígenas ainda estão morrendo com fome, sem acesso a diversos serviços, como por exemplo de saúde. Temos que virar a página desta história. Que façamos essas entregas e que possamos não mais escutar o choro de tantos curumins. Que eles saibam que não estão sozinhos e que são prioridade para nós”, disse a ministra durante a assinatura da parceria.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário