Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Presidente do Crea-MT Juares Samaniego homenageia os Engenheiros Ambientalistas pelo dia

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), Eng. Civil, Juares Samaniego homenageia, nesta segunda-feira, 31 de janeiro, os profissionais da Engenharia Ambiental.
“ Hoje parabenizo os responsáveis pela fiscalização de recursos ambientais, pelo controle de resíduos no meio ambiente e pelo desenvolvimento de técnicas de preservação. Engenheiras e Engenheiros Ambientais assumem a maior responsabilidade que existe. Ou seja, a preservação da vida na Terra depende do trabalho desses profissionais. Muito mais do que gestores de questões sociais, econômicas e legais, vocês assumem um compromisso com o futuro. O bem-estar coletivo depende de vocês”, explanou o presidente ao homenagear os profissionais da modalidade do Sistema Confea/Crea.
Conheça um pouco sobre a profissão
Além de zelar pela conservação do meio ambiente, o engenheiro ambiental preocupa-se com a promoção e proteção da saúde humana. Ele é responsável por projetar sistemas de obtenção, tratamento e distribuição de água, pelo controle da poluição do ar e do solo, pelo sistema de tratamento de esgoto ou descarte de resíduos.
Vamos conhecer algumas das áreas onde um engenheiro ambiental pode atuar e as principais atividades que desenvolve em cada uma delas.
Saneamento
A área de saneamento básico é um dos principais ramos de atuação deste engenheiro. Ele projeta, constrói e opera sistemas de coleta e abastecimento de água para a população. Seu trabalho envolve sistemas de transporte e tratamento de esgoto e lixo domésticos, assim como de resíduos industriais.
O engenheiro ambiental também planeja sistemas de drenagem com o objetivo de prevenir enchentes e inundações.
Recuperação de Áreas Degradadas
Um engenheiro ambiental está capacitado a realizar mapeamentos e levantamentos geográficos, assim como elaborar estudos sobre impactos ambientais em determinadas áreas.
Nas áreas poluídas ou degradadas pela ação humana, o engenheiro ambiental desenvolve e executa projetos de recuperação.
Construção Civil
Na construção civil, o engenheiro ambiental realiza análises de impacto e acompanha a obra para verificar seu impacto no meio ambiente. Emite laudos e pareceres técnicos.
É responsável por conseguir as licenças ambientais necessárias para a construção. Controle de Poluição
No combate à poluição, o engenheiro ambiental monitora a qualidade da água, do solo e do ar. Fiscaliza a emissão de gases em indústrias e a maneira como os resíduos são descartados.
Planejamento e Gestão ambiental
O engenheiro ambiental realiza estudos aprofundados sobre o impacto que as atividades econômicas geram no meio ambiente. A partir destes estudos, planeja as ações de exploração e utilização de recursos naturais com o objetivo de minimizar o impacto.
Ele também estuda maneiras de reutilizar resíduos industriais com o propósito de otimizar a produção, reduzir gastos e minimizar os efeitos causados no meio ambiente.
Onde estudar Engenharia Ambiental
Quem deseja seguir carreira como engenheiro ambiental deve ter um diploma em curso superior reconhecido pelo MEC e obter um registro junto ao Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do estado onde trabalha.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos