Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 25 de janeiro de 2022

SEGURANÇA: Claudinei avalia que o déficit de policiais penais reflete no alto índice de presos foragidos

O parlamentar encaminhou ofício para Seplag esclarecer sobre as novas contratações de servidores para suprir a falta de pessoal no Sistema Prisional.
O deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) encaminhou, nesta segunda-feira (24), ofício ao secretário de Gestão e Planejamento de Mato Grosso (Seplag), Basílio Bezerra, para esclarecimentos sobre a tramitação das convocações complementares ao cargo de policial penal, do concurso público de 2016, em cumprimento ao ato de n.º 5.493/2021 que foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Ainda solicitou informações sobre a previsão de novas nomeações devido ao déficit de pessoal, conforme os cenários recentes de fugas e tentativas de fugas ocorridas nas unidades prisionais de Mato Grosso.
Em novembro do ano passado, o governador Mauro Mendes (DEM) anunciou o reforço para a segurança pública com a convocação de 160 policiais penais, sendo nomeados apenas 112 novos servidores devido a alguns municípios não constarem aprovados do concurso e que seria feito o chamamento para os polos, após o aceite por parte dos classificados com novo ato de nomeação.
“Hoje, protocolamos ofício na Seplag solicitando informações no complemento das convocações. O governador fez toda aquela propaganda para a nomeação de apenas 160 do concurso de 2016. Mas, é um número insuficiente. Muito pouco. A informação que chegou para mim, é que somente uma parte desse pessoal tomou posse, para iniciar o curso de formação de policial penal que, infelizmente, foi interrompido devido aos casos de Covid-19, que poderá voltar às atividades no dia 1° de fevereiro”, esclarece Claudinei.
De acordo com o parlamentar, é preciso um retorno urgente por parte do Estado quanto à previsão das novas convocações para atender o Sistema Penitenciário, ainda mais com o grande déficit de servidores nas unidades prisionais. “Em 2020, visitamos 13 polos regionais da Região Integrada de Segurança Pública de Mato Grosso (Risp) e identificamos a falta de pessoal nas cadeias públicas e penitenciárias. Hoje, contamos com mais de 40 unidades. A maior prova do déficit está no fechamento de 12 cadeias públicas pelo governo de Mato Grosso”, explica.
Ele aproveitou para dar um panorama das fugas e tentativas de fugas de presidiários, nos últimos dois meses, ocorridas nos municípios de Água Boa, Várzea Grande, Sorriso e Nobres. “É notável a falta de pessoal nas unidades prisionais no âmbito estadual, em que os policiais penais enfrentam a situação e a população fica receosa e amedrontada devido à fuga de presos de alta periculosidade. As notícias apontam que já são sete fugas, desde dezembro do ano passado e neste mês de janeiro, com cerca de 24 fugitivos e seis recapturados. Preocupante essa situação”, comenta Claudinei.
Com o alto índice de escapadas de presos, em curto prazo, o deputado posiciona que a culpa não é dos servidores que, além de enfrentar a falta de efetivo, também deparam com condições precárias em algumas estruturas prisionais e superlotação. “E fica o alerta para a população! Não adianta culparem os policiais penais que estão na captura desses fugitivos. A culpa é da demora do governo do Estado em promover a nomeação de novos servidores. Quando se trata de segurança pública é uma travação e enrolação. Esperamos que tenhamos uma resposta urgente”, conclui o parlamentar.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos