Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Conselheiro suplente do Crea-MT conduz palestra em exposição de energia solar nacional

O conselheiro suplente do Crea Mato Grosso, Eng. eletricista Walter Aguiar, ministrou palestra dia 17 de fevereiro com o tema: “Nova NR 10: Principais Mudanças” , durante a Expo Brasil Solar em Cuiabá. “Norma Regulamentadora – NR estabelece os requisitos e condições mínimas objetivando a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade”, explicou o palestrante;
Na oportunidade, o conselheiro suplente destacou exemplos de condições inadequadas de trabalho, em que as NRs não são observadas. Em seguida, apresentou um breve histórico de alterações da NR. Após, falou sobre as principais alterações propostas no texto da Norma Regulamentadora n.º 10, que enfatiza a relação com as demais NRs, sob a égide da NR 1, que visa uma Gestão de Riscos Ocupacionais (GRO) integrada e holística. Outras mudanças relevantes dispõem acerca da necessidade do cálculo de energia incidente nos quadros elétricos, visando a especificação adequada de paramentação e demais equipamentos de proteção dos trabalhadores, além de explicitar no texto condições de segurança para a instalação de geração própria, objeto desta exposição. “Colocamos como exemplo serviço de eletricidade ou em proximidades às áreas energizadas, Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO), identificação, análise e avaliação, prevenção e controle. Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), Inventário de Riscos, Plano de Ação e procedimento de trabalho seguro”, explanou Walter.
O Eng. eletricista também explanou sobre o Gerenciamento de riscos ocupacionais e os 42 métodos de identificação, análise, avaliação, prevenção, controle e registro de riscos que a ABNT NBR ISO 31010 traz, auxiliarmente. “Durante o encontro apresentamos o campo de aplicações desta NR 10, que é composto por um conjunto de, pelo menos, 240 cenários possíveis, abrangendo a duração da instalação elétrica, o setor da cadeia produtiva da indústria da eletricidade, a natureza da corrente elétrica, o nível de tensão e o tipo de serviço a ser realizado, organizadas segundo classificação da própria NR 10”, relatou Walter Aguiar.
Perfil do palestrante:
Walter Aguiar Martins Júnior é Engenheiro Eletricista, Especialista em Sustentabilidade, Conselheiro Suplente do Crea/MT pela AMEE – Associação Mato-grossense dos Engenheiros Eletricistas, diretor Geral da ABRACOPEL/MT- Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade(MT). Membro dos Comitês de Estudos de “Eletricidade” & “Gestão e Economia de Energia” da ABNT.
Recentemente o autor, em colaboração com outros profissionais, organizou pesquisa em âmbito nacional de título “Percepção de Segurança com Eletricidade”, que pode ser acessado através do link: https://mkt.egoi.page/1e1HeXjp/estudo-percepcao-seguranca-eletricidade.
Expo Brasil Solar – O evento contou com programação focada em temas fundamentais para o mercado de energia solar fotovoltaica. Com espaço de feira, o encontro foi uma oportunidade de fomentar novos negócios em diversas áreas deste mercado, e com as palestras: “A importância da Segurança e Medicina do Trabalho em empresas Prestadoras de serviço para prevenção de acidentes”, com Deusomir Junior, Engenheiro em Telecomunicações e Especialista em Análise Comportamental e Segurança do Trabalho.
Palestrante Felipe Régis, coordenador Técnico e Comercial na RB Solar, ministrou o tema: “Overload de Inversores – Geração versus Custo”. Tatiane Carolina, fundadora da EnergiasGP ministrou sobre “Gestão de Processos e Projetos Fotovoltaicos”. “Uso da tecnologia para previsão de geração”, conduzido por Rodolfo Paiva, Project Manager da Holu.
O tema: “Marco Legal da Micro e Mini Geração de Energia” foi ministrado por Isabella Regina, Engenheira Eletricista e Consultora em Energia.
A palestra: “ Como Monetizar o Pós-Venda Solar”, foi administrada por Thallis Carvalho, Líder Técnico da SolarView PRO. E o tema: “Sistemas Híbridos e Grid Zero”, por Thiago Tavares, gestor de Obras e Viabilidade Técnica na Enerzee.
Já Gustavo Cabral, da Assessoria de Projetos de Minigeração Fotovoltaica na Enerzee, ministrou sobre o Sistemas Híbridos e Grid Zero.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos