Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Coordenadores de Câmaras Especializadas e Comissões do Crea-MT participam de treinamento nacional

Os coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia, Civil, Agronomia, Elétrica, Florestal, Geo, Minas e Industrial, além de representantes de Comissões permanentes e especiais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), participaram de treinamento inédito durante o encontro o 11° Encontro de Líderes nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro em Brasília.
“ O Encontro de Líderes reuniu os representantes das Câmaras Especializadas, Comitê Crea Mulher, Junior, Ética, colégio dos presidentes e Mútua-MT. O evento marca o início dos trabalhos de 2022. A partir de agora, nós estaremos na Câmara Especializada de Engenharia Civil nacional, e teremos mais três encontros ao longo do ano. Na primeira reunião foram definidos os planos de ações com 26 itens. Deliberados e aprovamos essas ações que são de interesse da Engenharia, que iremos pautar ao longo desse ano”, disse o Eng. civil, Darci Lovato, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil, Agrimensura e de Segurança do trabalho (CECAS) do Crea-MT.
Ainda de acordo com Darci, já tem os Grupos de Trabalhos (GTs) formados, inclusive alguns representando Mato Grosso. Na próxima reunião em março será apresentado esse plano para os membros terem ciência, para dessa forma contribuírem com ideias em torno dos temas, e elaborar propostas que serão apresentadas ao Confea, em prol da valorização profissional.
O coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (CEAGRO) do Regional de Mato Grosso, Eng. agrônomo, Marcelo Capellotto avaliou o evento de forma geral, ressaltando que o 11º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua reuniu lideranças de todo o país, assim como dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, contando com a 1° reunião de coordenadoria da Câmara Especializada Nacional de Agronomia. “ Na oportunidade, participamos de um treinamento, abordando os normativos que regem as coordenadorias e as demandas jurídicas do Sistema Confea/Crea e Mútua. Este sendo inédito, realizado pela primeira vez no Encontro de Líderes. Dentro da Câmara Nacional de Agronomia definimos as propostas e ações para serem trabalhadas esse ano, com essas ações voltadas principalmente para aperfeiçoamento de Anotações de Responsabilidades Técnicas, as ARTs à Agronomia, bem como a implantação de tabelas de honorários profissionais e as ações de continuação na fiscalização do exercício ilegal na profissão. Além de critérios quantitativos e instrumentação da fiscalização da Agronomia em campo”, disparou Capellotto.
Ao representar a Câmara Especializada de Engenharia Elétrica em Brasília, o coor. Adjunto, conselheiro Eng. eletricista Diogo Vogel Lisboa destacou de suma importância do encontro para a para Engenharia, com a participação de vários representantes das federações que debateram propostas que irão desenvolver este ano.
“ Na ocasião, definimos propostas de trabalhos extremamente importantes para o regulamento da profissão dos quais destaco: Aprimoramento de ações de fiscalização junto às empresas que atuam com projeto, comércio e implantação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica, em defesa e proteção da sociedade, com o objetivo de evitar acidentes e/ou incidentes graves, coibir a prática de acobertamento, bem como tecnologia 5G, tanto que definimos no Grupo de Trabalho o desenvolvimento de uma nota técnica para fiscalização do 5G. Outro tema ressaltado foi a geração distribuída e que devemos estar próximos das concessionárias de energia elétrica do país, fiscalizando e orientando, dessa forma evitando o desenvolvimento de atividades de Engenharia que são de exclusivas atribuições da modalidade de Elétrica sendo executada por outras profissões, ou seja, leigos.
Representando o Crea-MT na Câmara de Engenharia Industrial nacional, a conselheira, Eng. mecânica e de Segurança do Trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach, fez um balanço dos trabalhos realizados no encontro. Para conselheira, o principal objetivo do encontro foi montar o calendário das próximas reuniões. E propor algumas pautas. Uma delas é analise de ação gerais no país para a fiscalização das industrias, assim como foi a fiscalização de unidade hospitalares. A fiscalização do Crea-MT atuou ano passado e até julho de 2022 estará realizando ações nesse sentido, e encerrando até o final do ano, principalmente neste momento vivenciado pela pandemia do Covid-19.
“ Ideia é manter os equipamentos hospitalares em ótimas condições, assim restabelecendo a saúde dos pacientes. Já na coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia Industrial nacional, é propor um roteiro aos fiscais que realizarem os trabalhos “in loco” nessas industrias de grande, médio e pequeno porte, encontrem o que é de responsabilidade técnica de profissionais da modalidade de Engenharia Mecânica, que é também a parte industrial, envolvendo mecânica automotiva, e outras Engenharias dentro desse setor”, disse Priscila.
Já o conselheiro, geólogo Caiubi Kuhn representou o Crea-MT na Câmara Especializada de Geo, Minas e Industrial nacional. De acordo com Caiubi, no encontro foi apresentado o planejamento anual e o calendário de reunião para o ano de 2022. Outras Câmaras Especializadas também fizeram parte do evento nacional. Como a Nacional de Engenharia, Cartografia e Geografia, tendo como representante o conselheiro do Crea Mato Grosso, Eng. agrimensor Carlos Roberto Michelini, além da participação da conselheira, Giuvania Maria Soares, Eng. sanitarista e Segurança do Trabalho, se fez presente na Câmara Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho , além do Eng. florestal, Diogo Souza Baicere da Câmara de Engenharia Florestal do Crea-MT, via online. O Eng. civil Milton Soares, coord. adjunto da Comissão de Ensino e Atribuição Profissional, e a Eng. civil , Luanna Lima, membro do Crea Júnior também estiveram presente representando o Crea Mato Grosso. O encontro contou com a participação do conselheiro federal, geólogo, Mário Cavalcanti e o conselheiro suplente , Eng. mecânico, Sebastião Weis, ambos de Mato Grosso.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos