Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

"Minha maior obra como prefeito de Cuiabá foi colocar a educação no eixo", diz Wilson Santos

Em 2008, o então
gestor foi premiado 'Prefeito Amigo da Criança' pela Abrinq. O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) disse na última quinta-feira (3), no programa Roda de Entrevista, da TV Mais News (17.1), que sua maior obra à frente da Prefeitura de Cuiabá foi 'ter colocado a educação pública no eixo'. Isso sem contar que ele construiu a segunda maior avenida da capital, a Avenida das Torres, iniciou o Rodoanel deixando 10 km prontos, além de colocar em dia os salários dos servidores e de acabar com a falta d´água na capital com a construção da ETA Tijucal.
Wilson foi prefeito de Cuiabá de 2005 e 2010. Dois anos antes de deixar o cargo para concorrer ao Governo do Estado, ganhou o prêmio de 'Prefeito Amigo da Criança', da Fundação Abrinq. A iniciativa reconhece as boas práticas, a vontade política e a capacidade dos municípios em promover ações e políticas públicas que priorizem a infância e a adolescência.
Quando assumiu a Prefeitura, Cuiabá estava na 19º posição do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) entre as 27 capitais. Três anos mais tarde, saltou para a 7º posição. Ele afirma que "se tivesse terminado o mandato, Cuiabá estaria entre as quatro melhores Capitais na educação municipal do país".
O deputado considera o “Novo Ensino Médio” uma boa ferramenta para melhorar a educação pública. O programa prevê ensino técnico integral para todos os estudantes. Contudo, Wilson acredita que é preciso respeitar a diversidade, pois "nem todos os estudantes querem ser técnicos. Alguns preferem cursar o científico e se prepararem melhor para o vestibular".
Wilson fala com segurança, afinal é professor e criador do Cuiabá-Vest, curso pré-vestibular gratuito voltado aos estudantes que buscavam melhor formação para prestar o vestibular e chegar à universidade pública. Para ele, a grande vantagem do novo método é o ensino em tempo integral.
Em São Paulo, por exemplo, o governador João Dória (PSDB) conseguiu avançar de 130 mil estudantes na educação em tempo integral, em 2018, quando assumiu o Governo, para mais de 1 milhão em 2021; o que teria trazido grande ganho para educação pública.
O deputado lembrou que cursou ensino médio na antiga Escola Técnica Estadual, hoje Instituto Federal de Mato Grosso, formando-se técnico em estradas.
"O ensino técnico dá ao estudante uma profissão da qual pode tirar seu sustento e até mesmo investir em qualificação para melhorar sua condição de vida sem a necessidade do ensino superior. Contudo, nem todos querem isso; alguns estudantes preferem o curso científico para que estejam melhor preparados na hora de prestar o vestibular. E isso tem que ser respeitado", disse.
Mato Grosso conseguirá implantar o novo sistema nos próximos três anos, tempo estimado pelo Governo Federal, acredita o deputado. Ele frisou que o governador Mauro Mendes (DEM) tem colocado muito dinheiro na educação, o que pode facilitar o processo. O orçamento para este ano é de R$ 3,3 bilhões.
“O Governo tem investido pesado na formação dos professores. Concedeu um computador para cada e paga internet para todos eles. Vem construindo e reformando as escolas da rede. Implantou o sistema de apostilas para os estudantes, o mesmo utilizado nas melhores escolas privadas. Acredito que o Estado tem condições financeiras e técnicas para implantar esse novo sistema com qualidade”.
Wilson informou que encaminhou uma proposta à Assembleia Legislativa para que a retenção de alunos seja uma realidade no ensino público. Ou seja, reprovação daqueles que não conseguirem bom desempenho nas séries que cursam. "A progressão automática é um grande mal e uma das responsáveis pelos baixos índices na educação pública". Mato Grosso está em 22º lugar no IDEB em relação ao ensino médio, desde 2019.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário