Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Na 1ª semana, cinco municípios apresentam resultados do planejamento estratégico de 2021 ao TCE-MT

Lucas do Rio Verde,
Primavera do Leste, Juscimeira, Querência e São Félix do Araguaia foram os primeiros cinco municípios a apresentar ao Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) os resultados alcançados em 2021 no programa voltado ao aprimoramento do planejamento estratégico das gestões. Coordenadas pela Secretaria de Planejamento, Integração e Coordenação do Tribunal de Contas, as reuniões, começaram a ser realizadas em 8 de fevereiro e se estendem até 3 março, contando com a participação de 20 municípios signatários do Termo de Adesão ao projeto, que avalia o cumprimento de metas e a transparência das ações voltadas à participação dos cidadãos.
De acordo com o titular da Pasta, Adjair Roque de Arruda, o intuito do programa é contribuir para a melhoria dos serviços públicos, por meio de práticas que buscam introduzir na administração pública e na sociedade as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, todas elas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.
"Mesmo durante este período de pandemia, conseguimos desenvolver este trabalho mais de perto. O presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, que é um dos precursores dessa aproximação, vai dar continuidade a esse tipo ação porque entende que, além de fiscalizar, o Tribunal precisa trabalhar na campanha orientativa, porque é nas cidades que moram as pessoas e elas precisam ter serviço prestado com qualidade", disse durante a abertura.
Em Lucas do Rio Verde, onde foram cumpridas 78,85% das metas propostas para 2021, destaca-se o número de empresas em funcionamento, que saltou de 6.420 para 7.617. Já a proporção de adolescentes grávidas caiu de 11,80 para 10,75. Além disso, a prefeitura manteve em 100% a cobertura da atenção básica e elevou o quantitativo de espaços públicos de lazer e esportivos em bom estado de conservação de 129 para 145.
Prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz destacou que o planejamento é fundamental, especialmente pelo fluxo migratório contínuo registrado no município. "Há uma necessidade quase emergencial de todos os serviços, seja na saúde, educação, saneamento, cultura ou habitação. O planejamento é importante para que possamos manter essa infraestrutura, oferecendo a todos uma boa qualidade de vida."
Enquanto isso, em Primavera do Leste foram cumpridos 70,59% dos objetivos. Destes, se destacam a manutenção do índice de evasão nos anos finais em 0%, a redução de acidentes de trânsito de 7% para 0,05%, o aumento de 79,62% para 104,88% no percentual de licenciamento ambiental das atividades de pequenos e médio impactos e a elevação de 72,31% para 103% na recuperação de vias pavimentadas com mais de cinco anos.
Representando o prefeito da cidade, Leonardo Bortolin, o secretário de Administração, Cristian Peres, agradeceu ao TCE-MT pela atuação junto aos signatários. "Somos gratos ao atual presidente, que foi um dos pioneiros do projeto. Sabemos que os bons resultados obtidos são fruto dessa troca de conhecimento e informação, além do engajamento das nossas equipes", avaliou.
Em Juscimeira, 82,22% de metas foram alcançadas. Dentre elas, há que se mencionar o aumento de 50% para 63% no número de servidores efetivos ou comissionados a serem capacitados, o aumento de 8 para 12 no número de aparelhos turísticos do município, o aumento de 94% para 98,43% na cobertura da educação infantil e a ampliação de 12% para 22,41% no percentual de famílias assistidas na agricultura familiar.
"Temos muitas obras em execução, asfalto recuperado e inauguramos um hospital novo. Na região sul somos o município que mais cresceu na comparação entre 2020 e 2021, e devemos isso a este projeto do Tribunal de Contas. Sabemos o quanto o planejamento é importante para o desenvolvimento de qualquer órgão, seja privado ou público e, por conta disso, deixamos de errar muito", afirmou o prefeito Moisés dos Santos.
No caso de Querência, 62,79% das metas estavam em conformidade. A cidade elevou o percentual de vias urbanas pavimentadas de 89% para 98,5%, o percentual de ligações hidrometradas de 83,56% para 88,59 % e o percentual de servidores com o nível de desempenho igual ou superior a sete de 70% para 90%. Com relação a área verde urbana por habitante, o número saltou de 45 m2 para 163,95 m2.
O prefeito, Fernando Gorgen, chamou a atenção para a economia alcançada com a malha asfáltica no município e ressaltou a importância do projeto. "Não conseguimos tudo que foi planejado, há dificuldades com orçamento e também com burocracia, então, muitas vezes, isso foge à dedicação do grupo. Mas, o mais importante é que evoluímos muito na questão da transparência e do planejamento."
São Félix do Araguaia, por sua vez, alcançou 88,41% das metas e elevou o número de regularização de empreendimentos passíveis de licenciamento ambiental de 10,01 para 12,05%, aumentou a oferta de cursos básicos de informática para adolescentes de 0 para 10 e elevou o IDEB dos anos iniciais das escolas públicas municipais de 3,9 para 4.4 ao longo de 2021.
“É assim que queremos ver nossos índices, cada vez melhores. Agradeço a toda equipe do Tribunal, que nos fornece todo apoio e também à nossa equipe de trabalho, que entendeu a principal razão do programa. Queremos dar sequência a todas essas diretrizes em um trabalho contínuo para que o município continue no rumo certo”, concluiu a prefeita, Janailza Taveira.
Atendendo aos protocolos de biossegurança, decorrentes da pandemia de Covid-19, os encontros estão sendo realizados virtualmente. Clique aqui e confira o cronograma de apresentação dos resultados.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos