Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

terça-feira, 8 de fevereiro de 2022

Pleno julga 50 processos e aprova criação do GT de Fiscalização na Aviação Agrícola

A sessão plenária de n° 770 do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), realizada dia 03 de fevereiro, foi marcada pelo julgamento de 50 processos de infração à legislação, além de oito processos de registro e cadastramento do curso de Engenharia da Computação da Universidade de Cuiabá (Unic), Campus Barão de Melgaço. Na oportunidade o pleno aprovou a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Fiscalização na Aviação Agrícola. A reunião plenária foi conduzida pelo presidente, Eng. civil Juares Samaniego, além dos diretores: 1° vice-presidente, Eng. florestal Benedito Carlos de Almeida, diretor-administrativo Eng. eletricista, Adriano Breunig e a diretora-financeira, Eng. sanitarista Rosidelma Guimarães.
Na palavra livre, o 1° vice-presidente do Crea-MT, Eng. florestal Benedito Carlos de Almeida, fez uma explanação da grade curricular do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde também foi destacada a extensão das atribuições profissionais. Já a coordenadora da Comissão Crea Mulher de Mato Grosso, conselheira, Eng. Mecânica e de Segurança do Trabalho, Priscila Bernardi Rockenbach disse que o Programa Crea Mulher é conhecido nacionalmente. Onde seu principal objetivo é contribuir para que o país alcance a igualdade de gênero e empodere mulheres e meninas, meta preconizada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 05 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). “ O Crea Mulher tem basicamente três objetivos.
A primeira meta é incentivar as meninas que estão no ensino médio e tenham habilidades na área de exatas possam estudar Engenharia. Sem medo de entrar no mercado predominantemente masculino. Já a segundo objetivo é propor as mulheres quase Engenheiras se sintam tranquilas e capacitadas o suficiente para o mercado de trabalho. O terceiro objetivo é fazer com que as empresas percebam o potencial gigantesco dessa profissional, assim como de um profissional homem ”, disse Priscila.
Nos assuntos diversos, o diretor-financeiro do Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea de Mato Grosso (Mútua-MT), Eng. civil Silvano Pohl Moreira de Castilho Junior, convidou os novos conselheiros titulares e suplentes a se associarem a Caixa, destacando que a grande novidade de 2022, é a “Mútua Signer”, uma ferramenta que vai agilizar a liberação dos benefícios da Caixa de Assistência. Não será mais necessário levar o contrato ao cartório para reconhecer firma, com sua própria senha de associado, pois o documento poderá ser assinado e enviado para a Mútua para pagamento. Na ocasião, Silvano falou sobre os benefícios de ser associado da Mútua através da anuidade, que é dividida em vários benefícios que retornam diretamente aos associados, da seguinte forma: R$ 50 da anuidade vai para o Tecnoprev, constituindo uma reserva para a aposentadoria, o restante constitui um pecúlio por morte e mais auxílio funeral, ou seja, toda a anuidade retorna ao associado.
Ao final da sessão plenária o presidente Juares Samaniego realizou a entrega de carteiras profissionais aos conselheiros presentes e aos inspetores chefes de Primavera do Leste, Eng. agrônomo Clóvis Albuquerque e o Eng. mecânico Marcos de Sousa e Silva. No dia 04/02, foram realizadas reuniões das modalidades de Engenharia, Civil, Agrimensura e Segurança do Trabalho, Agronomia, Florestal, Elétrica Geo, Minas e Industrial, onde foram analisados centenas de processos. As Câmaras Especializadas são órgãos decisórios no que diz respeito a examinar e decidir todos os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e as infrações ao Código de Ética que chegam ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).
Cada câmara tem como objetivo examinar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para melhorias nas atividades do Conselho e sua região de atuação. Elas são compostas por conselheiros regionais e seus suplentes, que representam instituições de ensino superior e entidades de classe, em diversas modalidades que compõem o Sistema.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário