Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

PRONTO-ATENDIMENTO: Recuperação do AVC sem sequelas é possível com atendimento imediato às vítimas

O atendimento imediato a quem sofre um Acidente Vascular Cerebral (AVC) é fundamental para garantir melhor recuperação do paciente, reduzindo bastante as sequelas. Apesar dessa constatação, a demora para se levar o paciente até a uma unidade de saúde ainda é um grande problema, cujas consequências são incapacidades graves a muitas pessoas.
Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 2,2 milhões de brasileiros sofrem AVC por ano, sendo que quase 600 mil perdem a capacidade de locomoção, ou permanecem com sequelas graves.
“Como se trata de um problema agudo, o AVC se manifesta por sintomas súbitos que podem comprometer a fala e a capacidade motora, desequilíbrio, perda súbita de visão, dentre outros possíveis sinais”, afirma o médico neurologista Raphael Diniz Ridolfi, que coordena o Pronto Atendimento em Neurologia do Hospital São Mateus, em Cuiabá.
Ridolfi orienta que os medicamentos para as pessoas que sofreram AVC precisam ser administrados em até 4h30min do início dos primeiros sintomas, para melhor eficácia e redução de danos e sequelas.
“Portanto, é um prazo muito curto, mas fundamental para garantir que a recuperação seja com mínimo de sequelas. Tempo é cérebro; quanto mais rápido o atendimento, melhor”, pontua.
O AVC pode ocorrer de duas formas, isquêmico e hemorrágico. No primeiro caso existe uma obstrução de um vaso sanguíneo, que bloqueia a irrigação de uma região do cérebro. Já o acidente vascular hemorrágico é causado pelo rompimento de um vaso, o que à formação de um sangramento que causa lesões cerebrais.
“Fato importante a ser destacado é que depois de 12h a 24h sem irrigação sanguínea, a parte do cérebro que foi afetada morre; e as sequelas são graves, com pouco ou nenhum potencial de recuperação”, reforça o médico.
PA Neurologia 24h
O Hospital São Mateus é o primeiro de Mato Grosso a possuir um PA Neurológico 24h. Em março, o serviço completa um ano de funcionamento. Além do atendimento a vítimas de AVC, o PA também atende a todas as ocorrências neurológicas agudas, como epilepsias, paralisias, e outros problemas ligados à especialidade.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos