Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

R$ 3 MILHÕES INVESTIDOS: Governo de MT moderniza e entrega novo Lar Doce Lar; unidade acolhe pacientes com deficiência

Unidade especializada em Saúde Mental é mantida pela Secretaria de Estado de Saúde e acolhe 17 moradores que recebem cuidados 24 horas. O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), investiu R$ 3 milhões na modernização da estrutura do Lar Doce Lar, unidade especializada em Saúde Mental que é mantida pelo Estado.
A instituição é parte do Centro Integrado de Assistência Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho e atua como residência para pessoas em regime de abandono, advindas de abrigos ou orfanatos. “Essa unidade era abandonada pelo poder público, mas as pessoas que são acolhidas aqui estão sob a tutela do Estado. Então fizemos uma grande reforma e construímos um lar com dignidade, para que esses moradores possam ser cuidados. Esses cidadãos foram abandonados pelas suas famílias, mas não podem ser abandonados pelo Estado e não estão sendo esquecidos pela nossa gestão”, disse o governador Mauro Mendes.O Lar Doce Lar cuida integralmente de 17 moradores, dependentes em suas atividades de vida diária, prática e produtiva. Os pacientes necessitam de cuidados por 24 horas e são acompanhados por equipes multidisciplinares, nos moldes do Sistema Único de Saúde (SUS).
“A antiga instalação do Lar Doce Lar estava bem diferente do nível de qualidade que é o perfil da nossa gestão. A entrega desta unidade é uma demonstração de que o Estado se preocupa em dar dignidade a todas as pessoas que atende ou assiste. A atual gestão também está atenta para unidades que prestam um serviço de assistência clínica, social e humana para as pessoas tuteladas pelo Estado”, ponderou o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O diretor-geral do Ciaps Adauto Botelho, Paulo Henrique Almeida, reforçou que a atual gestão faz a diferença ao reconhecer a importância das demandas ligadas à Saúde Mental. “Infelizmente a Saúde Mental foi esquecida por muitas gestões, mas hoje temos o apoio do Governo para que haja a modernização das nossas unidades”, avaliou o gestor.
A coordenadora do Lar Doce Lara, Sarah Arnoldi, avalia que o investimento vai promover a melhor assistência aos residentes da unidade. “Nós estamos cuidando integramente desses pacientes e os nossos moradores, que são pessoas com múltiplas deficiências e limitações, merecem essa casa nova. A estrutura conta com acessibilidade e todos os padrões estão sendo atendidos. Estamos devolvendo a dignidade para esses cidadãos”, concluiu.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário