Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Radar Covid-19 auxilia gestores no combate à pandemia e fortalece controle social

Assim que foi registrada a primeira morte por Covid-19 no Brasil, em março de 2020, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) adotou uma série de medidas para auxiliar gestores do estado e dos municípios no enfrentamento da pandemia. Neste contexto, foi identificada a necessidade de se criar uma ferramenta para o monitoramento em tempo real da evolução da doença, resultando na criação do Radar-Covid-19.
O sistema, disponibilizado no site da Corte de Contas, traz um panorama dos óbitos e casos suspeitos em Mato Grosso, além do mapeamento da estrutura hospitalar nos municípios.
Há que se considerar que, no início da pandemia, as informações eram escassas, motivo pelo qual a equipe técnica do TCE-MT passou a captar diariamente dados oficiais da Secretaria de Estado de Saúde e no Ministério da Saúde, disponibilizando-os em forma de painel estatístico. Com a iniciativa, o Tribunal saiu na frente de diversos órgãos, tornando-se referência no país.
Por meio da plataforma é possível verificar dados como a evolução do número de infectados e óbitos em Mato Grosso, no Brasil e no Mundo; as licitações e aquisições para seu enfrentamento, realizadas por todas as unidades públicas de Mato Grosso, inclusive com os preços e quantidades adquiridas e os recursos recebidos (receitas) e gastos (despesas) das unidades municipais para o enfrentamento da pandemia.
Também estão disponibilizados os processos de fiscalização realizados pelo TCE-MT no âmbito da ação de combate ao coronavírus, criada pela Comissão de Fiscalização instituída pela portaria 070/2020-TCE-MT e o mapeamento da estrutura hospitalar por município, de acordo com as informações declaradas ao Ministério da Saúde.
De acordo com o sistema, Mato Grosso contabiliza hoje 660.820 casos confirmados da doença, sendo 4681 novos. Os óbitos chegam a 14.464, o que representa letalidade de 2,19% e 19.018 casos por 100 mil habitantes. Na página, um gráfico aponta que Cuiabá é a cidade que lidera o número de infectados no estado, com 120.745 (18,4%), seguido por Várzea Grande 48.728 (4,4%) e Rondonópolis, com 41.260 (6,3%).
Com relação aos recursos referentes à pandemia, as receitas dizem respeito à 1,7 bilhão, enquanto os pagamentos correspondem a 1,2 bilhão. Sobre a estrutura hospitalar, o estado conta com 1.423 respiradores, dos quais 1.024 estão em uso. No total, há 7.058 leitos de internação, 5.119 leitos de internação Covid-19, 143 Unidades de Isolamento e 114 Unidades de Isolamento SUS.
Por meio de números como estes, o gestor público ganha uma importante ferramenta para auxílio na tomada de decisões. Isso porque o painel de análise e monitoramento permite realizar o comparativo entre municípios com as mesmas características, porte ou situação, acessar as estatísticas da evolução dos cenários na linha do tempo, e consultar os preços praticados nos vários ciclos da pandemia, por exemplo.
Desta forma, ao mesmo tempo em que traz celeridade às gestões no combate ao vírus, propiciando a comparação entre diversos municípios de maneira rápida, o Radar Covid-19 também se consolida como importante instrumento de controle social e fiscalização, disponibilizando dados que, muitas vezes, não são encontrados nos portais transparência.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos