Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
X SIMPÓSIO SOBRE DISLEXIA DE MATO GROSSO “TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO”

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

TSE aprova registro do União Brasil com fusão de DEM e PSL

Nova legenda será a maior da Câmara, com 81 deputados, e terá cerca de R$ 800 milhões do fundo eleitoral. Partido tenta atrair Sergio Moro, hoje no Podemos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (08/02) a fusão dos partidos DEM e PSL. A nova legenda se chama União Brasil e é o maior partido da Câmara dos Deputados.
A decisão foi tomada por unanimidade pelos ministros do TSE, e o União Brasil já poderá participar das eleições presidenciais de 2022, usando o número 44. A nova legenda também acumulará o acesso a recursos do fundo eleitoral – cerca de R$ 800 milhões – e o tempo de rádio e televisão das duas que se fundiram.
O relator do processo na corte, ministro Edson Fachin, afirmou que o DEM e o PSL haviam cumprido os requisitos legais para se fundirem. O TSE validou o estatuto e o programa partidário da nova legenda.
Ambos os partidos já haviam aprovado em suas convenções, em outubro, a fusão das legendas. O primeiro presidente do União Brasil será o deputado Luciano Bivar, do Pernambuco, que era o presidente nacional do PSL. ACM Neto, que era o presidente nacional do DEM, será o secretário-geral da nova sigla.
De saída, o União Brasil terá 81 deputados – 55 do PSL, que já era a maior bancada da Câmara, eleita no embalo da campanha de Jair Bolsonaro em 2018, então filiado à sigla, e mais 26 deputados do DEM. O partido, porém, deverá perder de 20 a 30 deputados que pretendem migrar para outras legendas antes da campanha deste ano.
No Senado, o União Brasil terá sete senadores.
O União Brasil tenta convencer o ex-juiz Sergio Moro, hoje no Podemos, a se filiar à legenda para disputar o cargo de presidente da República.
bl (ots)cp
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário