Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sexta-feira, 4 de março de 2022

BENÇÃOS DIVINAS: PROCISSÃO E MISSA ABREM AS COMEMORAÇÕES DOS 155 ANOS DE NOSSA SENHORA DA GUIA E DE VÁRZEA GRANDE

APÓS DOIS ANOS de
PANDEMIA as FESTIVIDADES RELIGIOSAS VOLTAM a ser REALIZADAS com as MEDIDAS de BIOSSEGURANÇA. As Festividades em comemoração aos 155 Anos da Padroeira de Várzea Grande, Nossa Senhora da Guia foram abertas hoje, 4 de março, com procissão e missa. Essas atividades dão início aos preparativos das comemorações dos 155 Anos de Fundação da Cidade que acontece no dia 15 de Maio.
No dia 23 de setembro, Várzea Grande comemora 74 anos de emancipação política e administrativa quando se separou em definitivo da Capital, Cuiabá.
As comunidades católicas de Várzea Grande, voltaram a percorrer as ruas em demonstração de fé e devoção a padroeira, Nossa Senhora da Guia. Por dois anos, em função da pandemia da Covid-19, as programações festivas foram suspensas, e já com um período mais propicio e de menor risco para a necessidade do distanciamento e da segurança sanitária das pessoas, neste ano as programações voltaram a ser realizadas, mas sempre com redobrado cuidado.
Às 4h30 da manhã os fiéis percorreram as principais ruas da região central na procissão da penitência, que saiu da Igreja Nossa Senhora do Carmo até a igreja de Nossa Senhora da Guia onde foi realizada a missa em ação de graças e o tradicional chá com bolo.
“Estar hoje aqui é uma benção. Estar aqui como prefeito de Várzea Grande, nesta programação festiva a Nossa Senhora da Guia me enche de orgulho e gratidão, ainda mais porque a festa a santa padroeira dá início as programações festivas do aniversário de Várzea Grande, celebrado no dia 15 de maio. Eu como filho da terra estou imensamente feliz por participar deste momento de renovação de graças, e de manifestar o nosso desejo de saúde e prosperidade para toda a nossa população que nos ajuda na construção de uma Várzea Grande melhor para todos”, comemorou o prefeito Kalil Baracat.
A primeira-dama, Promotora de Justiça Kika Dorilêo Baracat também destacou a importância dessa manifestação religiosa, e de estar participando da abertura das programações. “É importante participar dessa festa e perceber a fé e a religiosidade dessas pessoas que estão aqui. É bonito ver que as famílias várzea-grandenses vêm perpetuando essa festa há mais de 150 anos e para mim é uma grande alegria estar entre eles, participar deste momento sublime e principalmente de saber que como cidadã estou contribuindo e ajudando o meu marido na Várzea Grande que todos queremos”.
O senador da República, Jayme Veríssimo de Campos, também destacou a importância dessa manifestação religiosa, que a centenas de anos é realizada no município. ““A festa de Nossa Senhora da Guia é a segunda maior festa católica de Mato Grosso e uma das maiores manifestações religiosas de nosso município, por isso é uma honra e uma benção divina estar hoje aqui participando da abertura das festividades da padroeira da cidade. “A programação festiva está inserida na agenda de programações em torno do Aniversário de Várzea Grande, que neste ano completa 155 anos. Nós cultuamos e preservamos essa tradição porque faz parte de nossa história, por isso fazemos questão de participar ativamente desse evento, que é uma das festas mais tradicionais do Estado de Mato Grosso e uma demonstração inequívoca da fé e da esperança que todos nós temos enquanto cidadãos em uma vida melhor e mais próspera”.
A ex-prefeita Lucimar Sacre de Campos, que também participou da missa festiva, disse que essa consagração a Nossa Senhora da Guia é motivo de satisfação para toda a população local que participa todos os anos das programações. “Para mim e minha família também é momento de fortalecimento de fé e de amor à padroeira de Várzea Grande, principalmente porque essa cidade e sua gente me acolheram, meu deu meu maior tesouro que é minha família e me deu a honra de poder governar a cidade e muito fazer por ela e por sua gente”.
Moradora de Várzea Grande e devota de Nossa Senhora da Guia, a desembargadora do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Maria Erotides Kneip asseverou ser importante e fundamental para as pessoas os valores da família, da crença religiosa e da fé. Para ela as pessoas devem crer, pois passada a tempestade que ainda perdura entre todos, mas já é possível se vislumbrar uma saída, sempre vem a bonança, que é o sossego e a felicidade.
“Cada um tem sua crença e isto move a todos em busca de uma vida melhor e mais feliz e de realizações”, explicou a desembargadora.
A Rainha da festa, Edviges Maria Ribeiro de Moraes, disse que a missa festiva abre as programações e que a partir de amanhã começa a visita das bandeiras que percorrerão as principais avenidas da cidade, nas comunidades dos distritos e ao longo das semanas em repartições públicas. Ela comentou também que a imagem de Nossa Senhora da Guia vai percorrer 18 capelas do município. “Teremos uma vasta programação que foi elaborada com muito carinho por toda a equipe envolvida para celebrar os 155 anos de festejos a Nossa Senhora da Guia, que culminará com um grande evento cultural e religioso marcado para o dia 1 de maio”.
Antes de encerrar a missa o prefeito Kalil Baracat, pediu bênçãos divinas para sua gestão e que os caminhos sejam abertos para que Várzea Grande prospere e sua população possa desfrutar de uma melhor qualidade de vida e sinalizou para investimentos da ordem de R$ 200 milhões em água, asfalto, educação, saúde, social e obras, neste ano de 2022 e a retomada da normalidade sem desrespeitar as exigências impostas pela questão da pandemia da COVID-19.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos