Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE CUIABÁ
Praça Moreira Cabral - Centro - s/n - Cuiabá-MT

quinta-feira, 24 de março de 2022

ESCOLA CÍVICO MILITAR CUIABANA: José Roberto Stopa envia Projeto de Lei Complementar à Câmara Municipal visando instituir Programa de Escola Cívico Militar em Cuiabá

Na rede pública municipal de Ensino, a escola Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte, com mais de 500 estudantes matriculados é a primeira unidade a funcionar dentro do programa.
O prefeito em exercício, José Roberto Stopa, encaminhou à Câmara Municipal de Cuiabá na segunda-feira (21), a Mensagem do Executivo nº 46/2022, que inclui o Projeto de Lei Complementar dispondo sobre a implantação do projeto piloto do Programa de Escola Cívico-Militar na Capital. Se aprovado pelo legislativo, entre outras providências, a antiga Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) passará a ser denominada Escola Cívico-Militar Cuiabana (ECIMC) Professora Maria Dimpina Lobo Duarte. A gestão Emanuel Pinheiro entregou a unidade de ensino completamente reconstruída em junho de 2021.
Na mensagem, o gestor ressaltou que a Educação é dever do Estado e como tal deve ser garantida à população. “Cabe ao Município garantir o atendimento da educação básica à população, como uma ação prioritária para o desenvolvimento da pessoa e seu preparo para o exercício da cidadania. A gestão trabalha dentro dessa ótica e todas as ações governamentais se destinam à promoção do bem estar e à melhoria dos padrões de vida da população”, disse o prefeito em exercício, José Roberto Stopa.
Com esses objetivos, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação aderiu ao Programa Federal em 2019, após uma assembleia realizada junto à comunidade escolar, com a participação de pais, alunos e servidores que decidiram, de forma unânime, pela adesão ao programa e sua implantação na unidade.
Em 2020, as atividades foram iniciadas e a unidade passou por uma reforma geral. Porém, devido à pandemia, o atendimento passou a ser realizado de forma online.
O Programa Nacional das Escolas Cívico Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa e apresenta um conceito de gestão colaborativa nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da unidade educacional e apoio dos militares, visando a melhoria do ambiente escolar e da qualidade do ensino. O Programa tem como público alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental.
Em Cuiabá, a ECIMC Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte atende 546 estudantes, distribuídos em 17 turmas do 6º ao 9º Ano. A unidade educacional segue as diretrizes da política educacional da rede municipal e desenvolve projetos específicos relacionados à parte diversificada do currículo, no contraturno, ampliando a carga horária do estudante na unidade.
O foco desse processo é melhorar o desempenho acadêmico dos estudantes. Os profissionais militares, todos da reserva da Marinha, Exército e Aeronáutica, atuam em parceria com o corpo docente, em especial na coordenação das ações do Projeto Valores.
Assessoria/Caminho Político
Fotos: Jorge Pinho e Davi Valle
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos