Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

domingo, 20 de março de 2022

Prefeitura de Cuiabá deixa de utilizar lâmpadas amarelas nos serviços de manutenção de iluminação pública

O plano de ação montado pela Limpurb prevê a instalação de lâmpadas de vapor metálico.
A Prefeitura de Cuiabá definiu que, a partir desta semana, não utilizará mais lâmpadas de vapor de sódio, as populares lâmpadas amarelas, nos serviços de manutenção de iluminação pública. Agora, o plano de ação montado pela Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) prevê a instalação de lâmpadas de vapor metálico.
A medida faz parte do processo de melhoria do sistema de iluminação pública que está em andamento na Capital. De acordo com a Limpurb, diferente das de vapor de sódio, a lâmpadas metálicas reproduzem uma coloração branca. Dessa forma, o fluxo de luminosidade é maior, o que melhora consideravelmente a claridade dos locais em que são implantadas.
“A gestão Emanuel Pinheiro é marcada pela inovação e modernidade em suas inciativas em prol de Cuiabá. Portanto, o que estamos fazendo é aplicar isso também na iluminação pública. As lâmpadas de vapor metálico possuem uma luminosidade mais eficiente e um tempo de vida útil maior. Isso gera mais segurança ao cidadão e economia ao Município”, explica o diretor-presidente da Limpurb, Júnior Leite.
O gerente de Iluminação Pública, Carlúcio de Freitas, destaca que esse processo já está em andamento desde esta sexta-feira (18). Por exemplo, no bairro Novo Terceiro, que recebe a edição do programa Mutirão da Limpeza, a troca de lâmpadas queimadas já é feita com a instalação dos equipamentos de vapor metálico.
“Cuiabá possui um parque de iluminação composto por mais de 90 mil lâmpadas. Sendo assim, é importante destacar que essa substituição não será feita de uma só vez. Ou seja, as lâmpadas amarelas que estão em funcionamento continuarão. Já aquelas que apresentam algum defeito, serão substituídas pelas de vapor metálico”, esclarece Carlúcio.
LED
Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Cuiabá também continua com seu planejamento de instalação de lâmpadas de LED nas grandes avenidas, praças e parques da Capital. Esse trabalho vem sendo realizado desde 2017 e alcançou em 2021 a importante marca de 9,1 mil luminárias, o que representa aproximadamente 10,5% do parque de iluminação.
“As LED são mais econômicas, possuem uma expectativa de funcionamento de até 70 mil horas, e se encaixam na política de sustentabilidade defendida pela gestão Emanuel Pinheiro e Stopa. Por isso, nas principais avenidas da cidade, parques e praças vamos continuar avançando com a instalação desse tipo de luminária”, pontua o adjunto de Serviços Urbanos, Anderson Matos.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos