Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 12 de março de 2022

Recursos a serem contratados junto ao BIRD serão investidos em projetos de educação e desenvolvimento da agricultura familiar.
A Comissão de Financiamento Externo (Cofiex) do Ministério da Economia vai avaliar a proposta do Governo de Mato Grosso, para a contratação de financiamentos internacionais na ordem de 180 milhões de dólares. Desse valor, 100 milhões serão investidos na educação e 80 milhões na agricultura familiar. Entendimentos nesse sentido foram tratados nesta quarta-feira, 10, pelo governador Mauro Mendes com o ministro Paulo Guedes, numa ação articulada pelo senador Wellington Fagundes (PL-MT).
As cartas consultas de Mato Grosso para contratação desses financiamentos junto ao Banco Interamericano para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), haviam sido retiradas de pauta no final do ano passado a pedido da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A alegação dada era de falta de limite para endividamento do Estado.
Na reunião com o ministro Paulo Guedes, ficou acordado que os pedidos de financiamentos deverão ser submetidos à Comissão em reunião prevista para o final deste mês. Acompanhado do secretário de Fazenda, Rogério Gallo, e da equipe de assessores do senador Wellington Fagundes, Mauro Mendes explicou aos técnicos do Ministério da Economia e também do Tesouro Nacional, as ações de saneamento financeiro e ajustes que podem ancorar perfeitamente o aumento da capacidade de endividamento do Estado.
O trâmite do pedido de autorização para contratar uma operação de crédito começa com o envio do pedido de autorização, pelo Estado, ao Tesouro Nacional, com base na Lei de Responsabilidade Fiscal. Para o Estado acessar financiamentos internacionais é necessário que a União seja a avalista da operação. Os valores contratados são retidos diretamente nas transferências da União para o Estado.
A STN analisa o cumprimento dos limites e condições de endividamento. Se as condições estiverem sendo atendidas, o Tesouro encaminha o pleito para análise do Senado. “Satisfeitas as condições determinadas pelo Tesouro, agiremos para que o processo seja aprovado em menor espaço de tempo possível" – disse Fagundes. No Senado, o pleito é examinado inicialmente pela Comissão de Assuntos Econômicos e, sendo ali aprovado, é submetido ao Plenário, no qual votam todos os senadores.
Da assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos