Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Seja bem-vindo ao perfil oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso!

sábado, 9 de abril de 2022

Deputado quer explicações do governo sobre o prédio da Unemat de Rondonópolis

Delegado Claudinei apresentou Requerimento na ALMT para saber como está a construção do campus da Universidade, iniciado em 2020. O deputado estadual Delegado Claudinei (PL) apresentou Requerimento nº 241/2022, na quarta-feira (6), em sessão plenária, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), à Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Seciteci) e para a reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) para obter esclarecimentos sobre o campus da instituição de ensino superior pública, instalada em Rondonópolis, que iniciou o processo construtivo no ano de 2020.
A unidade é uma extensão do campus do município de Alto Araguaia, sendo que o parlamentar avalia que Rondonópolis já era para ter uma sede própria, por ser a terceira cidade e segunda maior economia do Estado. “Vale salientar que essas obras foram iniciadas pela Prefeitura de Rondonópolis. O prefeito José Carlos do Pátio (PSB) conseguiu o espaço do antigo aeroporto, bem amplo, saída para Cuiabá, para construir o campus que iniciou (as obras), há quase dois anos. É uma vergonha para o tamanho da cidade de Rondonópolis, não ter um campus próprio”, comenta.
Ensino - Atualmente, os cursos promovidos aos acadêmicos pela instituição são realizados, de forma provisória, na Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, no bairro Edelmina Querubim. “Esse ano, eu ia até encaminhar uma emenda de R$ 1 milhão, para ajudar com um novo curso na área da saúde. Mas, não teve como, pois não tinha previsão de quando ia começar a funcionar o prédio e não podíamos correr risco de perder essa verba. Com isso, destinamos esse recurso para a saúde, sendo distribuído para outros municípios”, justificou Claudinei.
Ele acrescentou que entrou em contato com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Rondonópolis, Neiva Terezinha de Cól, que informou que o cronograma do processo construtivo do campus está dentro do prazo. “Na verdade, é preciso que os representantes do governo de Mato Grosso, reitoria da Universidade e prefeitura municipal sentem e cheguem a uma definição para resolver as respectivas pendências, para que ainda esse ano, a Unemat de Rondonópolis possa ter uma sede própria e comece a fazer os atendimentos devidos aos acadêmicos no prédio”, explica.
Hoje, a Unemat de Rondonópolis possui 14 turmas conveniadas com o município e cerca de oito cursos sendo implantados no município. Todo o processo construtivo teve o apoio financeiro de empresários que contribuíram com a estruturação física, sendo uma parceria pública e privada. “O prefeito fez mais do que a parte dele. Precisava dessa parceria. Não sei o que o governo estadual tem contra o município. Não sei o que tem contra Rondonópolis. Tudo que tem que resolver, fica travado, seja na área da saúde, infraestrutura ou educação. Precisamos resolver urgente essa situação da Universidade! ”, conclui Claudinei.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos