Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

segunda-feira, 30 de maio de 2022

Crea-MT homenageia geógrafos do Sistema Confea/Crea comemorado dia 29 de maio

Parabéns a todos os geógrafos do Sistema Confea/Crea. Profissionais que entendem as transformações da terra. Eles modificam fenômenos naturais e humanos em conhecimento. São os geógrafos que nos ajudam a compreender os efeitos das ações da humanidade na natureza, seja na paisagem, no relevo ou nos outros seres vivos. Geógrafo é o profissional onde a área de estudo é a interação entre os diversos sistemas espaciais. Sistemas que podem ser sociais, econômicos, políticos, geológicos, biogeográficos e outros”, comemorado dia 29 de maio”, disse o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), eng. civil Juares Samaniego ao homenagear todos os geógrafos.
Os geógrafos identificam, analisam e interpretam a distribuição e disposição das formas e de outras características da superfície terrestre. Os mais modernos geógrafos estão frequentemente envolvidos na resolução de problemas ambientais (aquecimento global, por exemplo). Eles também vêm sendo os principais profissionais em sistemas de informação geográfica e cartográfica. O mercado de trabalho está em crescimento para os geógrafos em função da crescente preocupação da sociedade com o meio ambiente. As transformações ambientais despertaram a sociedade para a necessidade planejamento de sua atuação sobre o meio em que vive. Deslizamentos de terra, enchentes, esgotamentos de recursos, poluição das águas e do ar são preocupações da sociedade atual. O geógrafo é um dos profissionais que trabalha para solucionar essas questões e planejar a melhor ocupação do espaço pelo homem. Os geógrafos trabalham em agências públicas e privadas (que lidam com impactos ambientais), planejamento e gestão ambiental e territorial.
Funções:
A profissão de geógrafo exige em geral uma formação ampla e crítica, dado o fato de lidar com uma grande variedade de temas, que vão da sociedade à natureza. Dentro dessa perspectiva, ele pode exercer uma série de funções; as principais funções do geógrafo são: dedica-se ao planejamento territorial ambiental e regional, estudando áreas urbanas e rurais, o que envolve análises econômicas e políticas de questões habitacionais, de dinâmica das classes sociais, da produção do espaço, bem como de preservação do patrimônio histórico; contribuir para a área de cartografia, produzindo mapas temáticos e manipulando informações através de técnicas de geoprocessamento; assessorar os órgãos públicos no traçado de limites de estados, municípios e regiões administrativas. Lida com a fotogrametria e o sensoriamento remoto, lendo e interpretando imagens produzidas por radares, aeronaves e satélites orbitais, elaborar relatórios de impactos ambientais de obras de engenharia civil, orientar projetos de empreendimentos turísticos e, sobretudo, projetos de desenvolvimento local, regional, nacional e mundial.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos