Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Salesiano Santo Antônio

Salesiano Santo Antônio
Rua Alexandre de Barros, 387, Chácara dos Pinheiros Cuiabá

Seu título está na mão

Seu título está na mão
1º Título de Eleitor Decreto nº 3.029 - 9.1.1881

Assembleia Legislativa de Mato Grosso

Assembleia Legislativa de Mato Grosso
Seja bem-vindo ao perfil oficial da Assembleia Legislativa de Mato Grosso!

terça-feira, 3 de maio de 2022

Crea –MT participa de lançamento de livro da UFMT “Atlas Socioeconômico e Ambiental do RADIS”

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), participou no mês de abril, do lançamento do Livro: Atlas Socioeconômico e Ambiental dos Assentamentos da Reforma Agrária em Minas Gerais e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, realizado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A publicação da obra foi patrocinada pelo Edital de Seleção Pública de Projetos do Crea Mato Grosso. O presidente do Conselho, eng. civil, Juares Samaniego foi representado pelo coordenador do Comitê de Patrocínio do Crea-MT, Jacy Nilso Zanetti, que elogiou o projeto e a publicação e destacou sua relevância para os profissionais da área. “Quando chegou este projeto lá no Crea, eu analisei, bem como os outros membros do comitê, e levei imediatamente para o presidente e falei ‘esse é um projeto que nós temos que participar’. Fico feliz que o Crea-MT contribuiu para todos que possam construir deste conteúdo”, concluiu Zanetti.
O livro que traz um panorama dos dados coletados com mais de 20 mil famílias, pelo projeto RADIS-UFMT entre 2018 e 2020, já está disponível para download.
O levantamento compreendeu eixos como estrutura fundiária, perfil socioeconômico, produção, renda e política de crédito rural de assentamentos criados pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra). Em Mato Grosso, mais de 6 mil lotes em assentamentos foram visitados por técnicos de campo do projeto.
“Em primeiro lugar, é preciso dizer que o projeto Radis é fruto de uma parceria entre o Incra e a UFMT e sobre a importância dele existem vários aspectos que precisam ser considerados. Com esse projeto nós passamos a trabalhar levantando informações de uma quantidade enorme de assentamentos e esses dados se referem tanto à questão ambiental, dos moradores, produção e uma série de outras informações que permitem que o Incra realize seu trabalho de forma mais rápida”, disse o coordenador do projeto, professor Paulo Venere, durante o evento de lançamento.
Além de apoiar o trabalho do Incra, o banco de dados construído pelo Radis auxilia na produção científica da Universidade e os dados agregados dos entrevistados podem ser consultados para o desenvolvimento de pesquisas em diferentes áreas.
De acordo com o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, “O Radis deu à UFMT a oportunidade de ir até essas comunidades, observar sua realidade, mapear, e não apenas fazer um cadastro das famílias, mas também fazer uma troca de conhecimentos, trazendo para a universidade inúmeras possibilidades de pesquisa e de aprendizagem. Enfim, consolidou-se aquilo que é nosso principal objetivo, o de fazer o Ensino, a Pesquisa e a Extensão como um processo indissociável”
O Atlas está disponível para download em formato de e-book no site do Projeto Radis (https://app.radis.ufmt.br), onde também é possível encontrar o Atlas interativo, onde os dados agregados são atualizados a cada nova visita.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos