Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

sexta-feira, 27 de maio de 2022

Escola do Legislativo realiza mais uma visita guiada do Projeto Cuiabaninhos na Câmara

Essa foi a segunda visita guiada realizada neste ano pela Escola do Legislativo.
A Câmara Municipal de Cuiabá por meio do Núcleo da Escola do Legislativo realizou na manhã desta quinta-feira (26) mais uma visita guiada do Projeto Cuiabaninhos na Câmara. Os alunos do oitavo ano da Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Senador Darcy Ribeiro que estiveram na Casa de Leis. A excursão voltou a ser realizada em abril de 2022 depois de dois anos suspensa devido a pandemia da Covid-19.
O ponto de encontro foi na Praça Moreira Cabral, onde começou a apresentação da história do obelisco fixado no Centro Geodésico da América do Sul e o Campo D'Ourique. Em seguida, os alunos conheceram o Plenário Ana Maria Couto, o "Plenarinho", onde participaram de uma palestra instrutiva sobre o Poder Legislativo e receberam um lanche. Por fim, os estudantes visitaram o Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges, sendo recebidos pelos vereadores Zidiel Coutinho (PV), Robertinho Fernandes (PV), Michelly Alencar (União Brasil) e pelo presidente Juca do Guarana Filho (MDB).
A chefe da Escola do Legislativo, Amanda Fares, que esteve guiando os alunos junto do Coordenador de Cultura, Joaci Conceição Silva, reforça a importância dos jovens aprenderem como funciona o Poder Legislativo, de como ele interfere no seu dia-a-dia e como contribuir com a sociedade.
"O projeto Cuiabaninhos tem a intenção de aproximar os jovens do Poder Legislativo, trazendo a prática da cidadania. Muita história na Câmara, muita informação sobre os vereadores, sobre a eleição. O intuito é despertar no jovem o desejo, quem sabe, um vereador, um líder comunitário, o desejo de colaborar com a comunidade", ressaltou.
O diretor da escola que realizou a visita, Lauro Flávio, e o assessor pedagógico da prefeitura de Cuiabá, Edimilson Moraes, também falaram sobre como esse Projeto ajuda no desenvolvimento desses jovens para construção de uma sociedade mais ativa na política.
"A avaliação é muito positiva, eles estão saindo da prática da sala de aula para o conhecimento do legislativo 'in loco". A secretaria municipal de Educação, por meio do professor Edmilson e a Câmara proporcionou esse ambiente para conhecimento. A escola inteira queria participar hoje, mas eu expliquei que vamos participar gradativamente", disse o diretor da escola.
"É um momento muito ímpar na vida desses adolescentes e, principalmente, no retorno desse projeto tão importante para despertar a cidadania, onde eles aprendem esses conceitos, o que é direito, o que é dever. Despertar o interesse na questão do voto e a participação enquanto cidadãos atuantes da sociedade", conta o assessor pedagógico da Prefeitura de Cuiabá.
Aluna do oitavo ano, Geovanna Soares, de 13 anos, disse durante a visita que estava achando muito legal essa experiência e tinha expectativa de sair com muito conhecimento sobre seus direitos e deveres.
"Estou achando muito legal, porque é uma coisa que nós já queríamos antes. A minha expectativa é aprender muita coisa, esse passeio, o que eu quero levar pra minha vida é muito aprendizado. É muito importante o projeto porque informa os nossos direitos, o que podemos ou não fazer. E isso vai estar adicionando o nosso conhecimento", contou a aluna.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos