Prefeitura Municipal de Tangará da Serra

Prefeitura Municipal de Tangará da Serra
Avenida Brasil, 2351 - N, Jardim Europa, 78.300-901 (65) 3311-4800

O MATOGROSSO

O MATOGROSSO
Fatos, Realidade e Interativo com o Público

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Prefeitura de Rondonópolis

Prefeitura de Rondonópolis
Endereço: Avenida Duque de Caxias, 1000, Vila Aurora, 78740-022 Telefone: (66) 3411 - 3500 WhatsApp (Ouvidoria): (66) 9 8438 - 0857

sábado, 7 de maio de 2022

Mato Grosso – terra do acolhimento!

Mato Grosso comemora 274 anos, dia 09 de maio!
A grande extensão de sete léguas de mato alto, espesso, quase impenetrável, localizado às margens do rio Galera, descrito pela primeira vez em 1734 pelos irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, foi obstáculo para que nosso território atraísse milhares de pessoas em busca de novas oportunidades. Os irmãos se espantaram com a altura e porte das árvores, a densa vegetação que dificultava a penetração, além da majestosa floresta, então denominaram de Mato Grosso. Perto desse mato fundaram as Minas de São Francisco Xavier e toda a região adjacente, pontilhada de arraiais de mineradores, que ficou conhecida na história como as Minas do Mato Grosso.
E a região do “mato grosso” se tornou a província de Mato Grosso, em 1748, com a nomeação do primeiro governador Antônio Rolim de Moura , pela coroa portuguesa.
Aquela pequena povoação se transformou nos cerca de 3, 5 milhões de habitantes que ocupam os atuais 141 municípios. Foram índios, portugueses, espanhóis, paulistas, paranaenses, nordestinos e tantas outras origens que aqui se misturaram e construíram suas vidas.
Das minas de ouro, principal atividade econômica no período colonial, hoje Mato Grosso é conhecido como o celeiro do país, líder na produção de soja, milho, algodão e do rebanho bovino.
Mato Grosso do brilho do diamante ao amarelo do ouro.
Da madeira abundante ao verde da soja.
Do pantanal exuberante ao branco do boi.
Do ribeirinho, do trabalhador e do estudante.
Por mais que nos chame a atenção as nossas riquezas e nossa natureza, queremos hoje prestar homenagem ao nosso maior tesouro: O povo que aqui mora.
Mato Grosso campeão da hospitalidade. A terra do Sol é também a terra do calor humano. Difícil não se encantar com o sorriso, a conversa e os hábitos simples das pessoas!
No acolhimento, na maneira carinhosa e prestativa de dizer bem- vindo, o mato-grossense se destaca. O nativo da terra e o migrante que fundiram seus hábitos e costumes, e se esforçam na acolhida de todo aquele que chega a está terra abençoada.
A está “casa” de 274 anos queremos agradecer a moradia, o sustento e a alegria de viver.
Parabéns Mato Grosso.
Paulo Bellincanta é presidente do Sindicato das Indústrias de Frigorífico do Estado de Mato Grosso (Sindifrigo MT). Email: sindfrig@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos