Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

GOVERNO DE MATO GROSSO

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)

Deputado Estadual Drº. Eugênio de Paiva (PSB-40)
Agora como deputado estadual, Eugênio tem sido a voz do Araguaia, representa o #VALEDOARAGUAIA! 100% ARAGUAIA!🏆

Governo de Mato Grosso

Governo de Mato Grosso
Palácio Paiaguás - Rua Des. Carlos Avalone, s/n - Centro Político Administrativo

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo

quarta-feira, 22 de junho de 2022

Acadêmicos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação e Agronomia do IFMT recebem palestra sobre o Sistema Confea/Crea, Mútua e Crea Júnior

Acadêmicos do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) dos cursos de Engenharia Elétrica, Controle e Automação do campus Cuiabá e Agronomia do IFMT de Campo Novo do Parecis receberam palestra sobre o Sistema Confea/Crea, Mútua e Crea Júnior, este mês de junho, de forma virtual. “ O profissional do Sistema de Mato Grosso tem várias opções de se associarem em alguma entidade de classe, ligadas ao Crea-MT. Seja qual for sua modalidade ele pode entrar para a Associação Brasileira dos Engenheiros Civis (Abenc-MT), Sindicato dos Engenheiros de Mato Grosso (Senge-MT), Instituto de Engenharia de Mato Grosso (IEMT) e Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias de Mato Grosso (Ibape-MT). Existem outras associações, á exemplo da AMEE, Associação dos Engenheiros Eletricistas de Mato Grosso. E os profissionais da área agronômica poderão ser inseridos na Associação dos Engenheiros Agrônomos de Mato Grosso (AEA-MT) ”, explanou o presidente do Crea-MT, eng. civil Juares Samaniego.
Samaniego ressaltou que no campo institucional da página do Conselho constam todos os dados das entidades de classe do Conselho. O presidente explicou sobre a composição do pleno do Conselho e as reuniões realizadas uma vez ao mês para a definição de todos os processos relacionados ao Crea Mato Grosso, bem como sobre os debates sobre o registro profissional, de empresa, multa e recurso de multa.
“ Na maioria das vezes chega nos cursos de Engenharias das Universidades do estado que o Crea-MT é um órgão arrecadador e não ajuda os profissionais. Mas a realidade não é essa. O conselho profissional propõe atribuição e fiscaliza o exercício ilegal da profissão. Além de abrir o mercado ao engenheiro quando fiscaliza uma obra e se depara com a falta de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que é um contrato feito com o proprietário daquela obra. A função do Crea-MT não é fiscalizar a construção e sim averiguar a existência de um técnico habilitado no local”, disparou Juares.
O conselheiro, eng. civil André Schuring, ressaltou que o Crea-MT é um órgão público de autarquia federal especial da administração indireta, de abrangência nacional de instância máxima na regulamentação do exercício profissional, que zela pela ética profissional da Engenharia, Agronomia e das Geociências, fiscaliza o exercício e as atividades dessas modalidades, atendendo à sociedade e o profissional, além de registrar tabelas de honorários elaboradas pelas entidades de profissionais, sem fins lucrativos.
“ A função do Sistema é proteger a sociedade, conferir atribuições, valorizar o profissional, definir as penalidades, compor as Câmaras Especializadas e a estrutura organizacional, o pleno, comissões permanentes e especiais, bem como grupos de trabalho, presidência, diretoria e inspetorias”, salientou André explicando que existem cinco Câmaras Especializada no Crea-MT: Civil, Agronomia, Elétrica, Florestal e de Geo, Minas e Industrial, e que o pleno é composto por 42 conselheiros titulares e suplentes.
A coordenadora da Comissão do Crea Júnior em Mato Grosso, eng. civil Luanna Cristina Lima, explicou que a visão de trabalho é voltada aos estudantes das modalidades do Sistema e tem o objetivo de aproximar os estudantes de cursos cujas profissões são regulamentadas no âmbito do Sistema Confea/Crea, contribuindo para formação de novos líderes e profissionais alinhados com seus direitos e deveres. Através do Crea Júnior o Conselho se dispõe, junto à comunidade estudantil, a ouvir e discutir opiniões, propostas e ações que visem o crescimento e aprimoramento profissional e difundir a missão e as metas da Instituição.
Na oportunidade a gerente de Controle Operacional, Renilda Alcântara, explanou sobre o registro Profissional e outros deveres dos Engenheiros, Agrônomos e profissionais das áreas das Geociências junto ao conselho. “ A Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), por exemplo, instituída pela Lei n° 6.496, de 7 de dezembro de 1977, é o instrumento que o Sistema Confea/Crea tem para registrar as realizações profissionais. Esse documento define responsável técnico, a responsabilidade do preenchimento é dele, propondo execução de obras e serviços. A ART é um instrumento para defesa da sociedade, proporcionando segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado”, disse Renilda.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos