Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso
Av. André Maggi nº 6, Centro Político Administrativo Cep: 78.049-901- Cuiabá MT.

Baronês Cuiabá

Baronês Cuiabá
O cardápio mais nobre de Cuiabá.

Prefeitura de Cuiabá

Prefeitura de Cuiabá
Praça Alencastro, Cuiabá, 78005-906

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso

Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso
Cons. Benjamin Duarte Monteiro, Nº 01, Ed. Marechal Rondon

quarta-feira, 1 de junho de 2022

Com plantio de mudas, TCE-MT inaugura programação do mês do Meio Ambiente

Com o plantio de 50 mudas de espécies como ipê, copaíba, goiaba, acerola e jabuticaba por conselheiros, procuradores de contas, servidores e colaboradores, o Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) inaugurou, na manhã desta terça-feira (31), a programação do mês do Meio Ambiente.A programação, desenvolvida pelo Comitê Ambiental (Comam), se estende até 30 de junho e conta ainda com feira orgânica e sustentável, exposição ambiental e lançamento da Cartilha do Meio Ambiente, que será distribuída no TCE-MT e depois circulará por escolas públicas e privadas da Capital.
A ação prevê ainda o plantio anual de cinco árvores por servidor, ultrapassando seis mil árvores plantadas todos os anos. Além disso, ao longo de todo mês serão distribuídas mudas para pessoas que circulam pelo Centro Político Administrativo.O presidente do Tribunal de Contas, conselheiro José Carlos Novelli, destacou que a iniciativa não ficará restrita ao órgão. "É um trabalho muito importante, por isso designei para essa missão o conselheiro Sérgio Ricardo, que é tecnicamente competente para o desenvolvimento dessa política fundamental para toda a administração pública".
O presidente do Comam, conselheiro Sérgio Ricardo, destacou que a ideia é disseminar o conceito dos 5 Rs da sustentabilidade: Reduzir, reutilizar, reciclar, respeitar e responsabilizar. “Nesse sentido, vamos sugerir aos 141 municípios mato-grossenses que também iniciem uma campanha de reflorestamento, plantando, por exemplo, uma árvore por habitante todos os anos.
Sérgio Ricardo pontuou ainda que a institucionalização de um mês inteiro voltado ao meio ambiente no Tribunal de Contas visa estimular o debate permanente sobre sustentabilidade e cidadania. "Antes de ser conselheiro, sou um cidadão que quer um ambiente justo, ao qual todos nós temos direito. Mato Grosso é conhecido historicamente por desmatar, e o que estamos propondo é a inversão disso”, lembrou.
O conselheiro também destacou outras ações da Corte de Contas voltadas ao meio ambiente. "Além do que organizamos para este mês, avançamos com a política de resíduos sólidos. Já solicitamos a todos os municípios que informem ao tribunal qual é a destinação dada ao lixo. Mais da metade das prefeituras respondeu. A partir disso, vamos orientar os municípios para que construam seus aterros sanitários."
Na oportunidade, o servidor público e ambientalista Abel Nascimento, chamou a atenção para a importância da Amazônia Legal para Mato Grosso. "É a primeira vez que vejo um Tribunal de Contas com essa iniciativa. Se cada município tiver a responsabilidade de plantar mais árvores, teremos aí milhões de árvores plantadas e uma Amazônia Legal reflorestada, com certeza."
Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial do Meio Ambiente é celebrado em 5 de junho.
Assessoria/Caminho Político
@caminhopolitico @cpweb
www.caminhopolitico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ame,cuide e respeite os idosos